Jornais
FECHAR
  • Jornal VS
  • Diário de Canoas
  • Jornal de Gramado
  • Diário de Cachoeirinha
  • Correio de Gravataí
Grupo Sinos
Publicado em 27/04/2015 - 23h48
Última atualização em 27/04/2015 - 23h48

Games clássicos de aniversário em 2015

Consoles pioneiros estão completando 30 e 40 anos

Hoje os videogames são uma indústria de bilhões de dólares, altamente profissionalizada e até com cursos universitários respeitados inclusive na região. Apesar da popularidade, mesmo o pessoal especializado pode acabar esquecendo que os games têm, já, uma longa história. Aniversários que estão acontecendo agora em 2015 lembram, justamente, a rica e longa evolução dos jogos eletrônicos.

É bem conhecido que um dos primeiros jogos de computador da história foi a simulação de tênis Pong, que teria sido desenvolvida ainda no tempo dos computadores mainframe, nos anos 60. Eram duas barras nas laterais do vídeo que rebatiam um ponto branco. Pong é o nome com o qual a Atari lançou uma máquina de arcade em 1972, que iniciou o sucesso da empresa. Uma coisa menos conhecida é que companhia, antes de lançar seu famoso console Atari 2600 em 1977, havia lançado um outro aparelho doméstico, justamente, com o Pong. É este dispositivo que está de aniversário. O Pong Atari foi lançado em 1975, está completando 40 anos.

Dez anos depois, foi a vez de um outro fenômeno histórico. Já havia um mercado bem estabelecido de videogames domésticos em 1985, mas a própria Atari, após vários sucessos, estava enfrentando um período de decadência. Foi aí que um fabricante japonês, a Nintendo, lançou nos EUA com novo nome um console que já fazia sucesso no Japão com outra marca. Começava o sucesso do Nintendo Entertainment System, ou NES, que nos anos seguintes projetaria a Nintendo entre os maiores fabricantes mundiais.
 
Duas máquinas precursoras dos modernos videogames estão completando aniversário. Em 1975 a Atari lançou o game Pong em versão doméstica, antes ainda de seu console que marcou época. E em 1985 a Nintendo lançou nos EUA seu Nintendo Entertainment System, ou NES, que embalou o mercado doméstico para valer.
 
 
E o mais famoso Mario
 
Um dos títulos que logo viraram sucesso na plataforma NES era Super Mario Bros, lançado em setembro de 1985 nos EUA. Ele costuma, inclusive, ser descrito como o primeiro dos grandes jogos de plataforma (ação horizontal). O personagem Mario já havia aparecido em outros games da Nintendo. Ele foi oficialmente criado em 1981, como a figurinha comandada pelo usuário no game Donkey Kong. Em 1983 a Nintendo lançou outro jogo de arcade com Mario, desta vez com ele no título: Mario Bros. Mas foi em 85 que o personagem estourou com o sucesso de Super Mario Bros no NES. Ele aparecia nos desenhos da caixa, mas na tela a figura era bem simples e pixelada.