Jornais
FECHAR
  • Jornal VS
  • Diário de Canoas
  • Jornal de Gramado
  • Diário de Cachoeirinha
  • Correio de Gravataí
Grupo Sinos
Publicado em 06/05/2015 - 17h47
Última atualização em 06/05/2015 - 18h02

Visor de realidade virtual Oculus Rift chega no início de 2016

Óculos de realidade virtual (VR) para games ganham estimativa de lançamento

André Moraes - andre.moraes@gruposinos.com.br

Oculus Rift developer kit
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Um dos dispositivos mais aguardados e badalados dos últimos anos, especialmente entre a comunidade de gamers, ganhou data oficial de lançamento. O desenvolvedor Oculus VR anunciou nesta quarta-feira, 6 de maio, que vai lançar nos primeiros meses de 2016 seu Oculus Rift, um visor de realidade virtual desenvolvido especialmente para jogos.
 
O Oculus Rift é um projeto badalado desde 2012, quando houve uma demonstração da companhia na feira especializada E3 e começou uma campanha pelo Kickstarter para arrecadar fundos para o desenvolvimento. Houve adesão maciça de entusiastas. Os primeiros protótipos de desenvolvimento foram entregues entre o final de 2014 e o início deste ano.
 
Em 2014 o Facebook anunciou a aquisição da Oculus, dentro de um projeto de se aproximar da indústria de games. Embora o negócio ainda se encontre em pendência devido às autoridades regulatórias dos EUA, a empresa tem preparado administrativamente a fusão com a companhia de Mark Zuckerberg.
 
Diferente de outros periféricos como os visores da Sony e o hoje malogrado Google Glass, o Oculus Rift surgiu já dentro de um uso específico. O visor serve para jogar, e é com base nisso que foi contratado para a equipe de desenvolvimento o lendário John D. Carmack, ex-Id, um dos criadores dos pioneiros games FPS Doom e Quake.
 
Por enquanto, ainda não há preço estabelecido, nem data precisa de lançamento ao usuário final. No site da Oculus, segue à venda apenas o Developer Kit, que custa 350 dólares.
 
Usuário vestindo o Oculus Rift, visor de realidade virtual para jogos
 

Publicidade