Jornais
FECHAR
  • Jornal VS
  • Diário de Canoas
  • Jornal de Gramado
  • Diário de Cachoeirinha
  • Correio de Gravataí
Grupo Sinos
Publicado em 23/07/2015 - 13h35
Última atualização em 03/08/2015 - 10h59

AYURVEDA | Como é você? As definições dos doshas

Se você se sente um tanto desequilibrado, como se algo não estivesse se encaixando, talvez esteja com uma alimentação, estilo de vida e fazendo um exercício (ou nenhum!) que não sejam tão adequados para o seu perfil biológico

Últimos posts
AYURVEDA | Reecontre o bem estar
AYURVEDA | A moda do detox: você é o que você come!
AYURVEDA | O emocional e as doenças

Normalmente, para nos sentirmos mais seguros, precisamos também nos sentir bem definidos, seja por estereótipos, signos ou características. A ideia do yoga e do ayurveda, contudo, é nos "despirmos" destas definições para reencontrarmos nossa essência. Além do mais, dificilmente possuímos apenas uma característica! 

No ayurveda, há três tipos de "energia" dentro dos nossos corpos: prana (energia vital), ojas (fluido vital) e agni (fogo digestivo, metabolismo). Existem também cinco elementos que compõem a matéria: éter, fogo, água, ar e terra. Estes elementos combinam-se de diferentes maneiras formando três "tipos" de doshas. O dosha é o perfil biológico do indivíduo. Ao receber um paciente, o especialista em ayurveda normalmente faz uma série de perguntas para tentar entendê-lo como pessoa e também, qual é sua rotina e estilo de vida. A partir daí, faz uma "radiografia" de como estão os níveis de prana, ojas e agni e define qual é o dosha do indivíduo. Pode dar dicas de como melhorar a alimentação e o estilo de vida de acordo com o dosha e escolher uma atividade física que seja, também, adequada.
 
Doshas

Você já deve ter ouvido que precisamos escolher, por exemplo, uma atividade física que realmente gostamos para que possamos fazer um exercício com prazer. Para um amigo seu, por exemplo, talvez a corrida seja maravilhosa, mas talvez você não se adapte bem a ela. Se você se sente um tanto desequilibrado, como se algo não estivesse se encaixando, talvez esteja com uma alimentação, estilo de vida e fazendo um exercício (ou nenhum!) que não sejam tão adequados para o seu perfil biológico. Cada um tem um dosha, uma individualidade que precisa ser conhecida e respeitada.
 
Quando você vive o seu dosha, sua mente está serena.

Existem três doshas: Vata, Pitta e Kapha. Cada um têm características específicas. Todos temos os três doshas dentro de nós, mas em proporções variadas. Um deles, normalmente, se manifesta mais ativamente e é utilizado para redefinir a alimentação, o exercício e o estilo de vida. Um desequilíbrio entre os três pode causar mal estar ou doenças. A ideia do ayurveda, portanto, é justamente restabelecer o equilíbrio original dos doshas. Temos os 3 dentro de nós e um se manifesta mais ativamente.

Vata - é formado pelos elementos éter e ar. Dinâmicos e vibrantes, têm um comportamento inquieto, produtivo e realizador. Podem cometer excessos e gastam energia ou perdem o foco por tantos estímulos. Precisam aprender disciplina, foco e persistência, fluir com a vida sem pressa, com entrega e confiança. A alimentação deste biotipo precisa ser cremosa, suculenta, substancial, nutritiva e aquecida. Alimentos secos e desidratados, além de crus e torrados, precisam ser evitados quando possível. Em relação à atividade física, costumam cometer excessos. Costumam envolver-se em muito movimento e trabalho sem conclusão, perdendo muita energia. Práticas ao ar livre são uma boa, assim com atividades que acalmem sua mente hiperativa.

Pitta - é formado pelos elementos fogo e água. Ao contrário do que muitos pensam, os elementos são complementares, e não opostos. São criativos, idealistas, visionários e reativos. São inteligentes, mas precisam administrar o ego e a vaidade. Costumam ser carismáticos e envolventes. Precisam aprender a manter a criatividade presente no dia-a-dia, além de trabalhar mais para os outros e menos para si, evitar o egoísmo e a desvalorização quando uma meta não é atingida. Na alimentação, costumam ter bom metabolismo, mas, ao abusar de frituras, óleo e alimentos artificiais, ficam em desequilíbrio. No campo da atividade física, costumam adorar práticas competitivas, mas aí também está o risco. Precisam respeitar seu limite e lidar melhor com a derrota.

Kapha - é formado pelos elementos água e terra. São realizadores, compenetrados e dedicados. Têm grande empenho e persistência, além da paciência e compaixão. É o biotipo do prazer. Costumam gostar muito da experiência gastronômica, mas têm baixo poder digestivo. Podem ter facilidade em ganhar peso, por comerem por impulso. O uso de especiarias é muito indicado. A maioria das pessoas deste biotipo têm resistência à atividade física, mas precisa muito disso para mobilizar o grande volume de energia que possui. Exercícios em ambientes arejados e com muitos estímulos fazem bem, além de lidarem muito bem com uma atividade mais exigente. Precisam cuidar com a inércia, preguiça, omissão e submissão, além de aprender a participar da vida de forma dinâmica, ativa e consciente. A opção de "deixar quieto" pode fazer muito mal.
 
Fonte: Triguna.com

Uma questão interessante trazida pelo professor Arjun durante o curso de ayurveda que fiz foi que o equilíbrio e o autoconhecimento, neste sentido, são extremamente benéficos, inclusive no ambiente de trabalho. Qualquer um com um dosha equilibrado é um líder. Além disso, em empresas, é muito comum haver funcionários em áreas erradas, por uma falta de percepção tanto dos gestores quanto dos próprios trabalhadores. Já diz o ditado:
 
Tente fazer um peixe subir em uma árvore e ele passará o resto da vida percebendo-se como um incapaz.

Próximo post
AYURVEDA | Terapias ayurvédicas