Jornais
FECHAR
  • Jornal VS
  • Diário de Canoas
  • Jornal de Gramado
  • Diário de Cachoeirinha
  • Correio de Gravataí
Grupo Sinos
Publicado em 20/07/2015 - 17h58
Última atualização em 20/07/2015 - 18h05

O dia do Amiga: relembre o pioneiro computador Commodore

No Dia do Amigo, vale lembrar um computador veterano com trinta anos, o Amiga da Commodore

André Moraes - andre.moraes@gruposinos.com.br

Foto: Reprodução
Este dia 20 de julho é o Dia do Amigo. Mas, para fazer um trocadilho, o post faz o Dia do Amiga.
 
Não, não é erro de português. Amiga era um computador lá dos primórdios da computação pessoal. Ele foi lançado em julho de 1985 (por sinal, exatamente trinta anos atrás) pela empresa canadense Commodore.
 
Na verdade, o Amiga era inicialmente produzido por uma empresa com o mesmo nome, lá naquela época em que os computadores pessoais estavam em alta (o Apple I era de 1975-76, o PC era de 1981). Durante a fase de captação de recursos, em 1984, a Commodore decidiu arrematar toda a empresa, no lugar de só entrar de sócia no Amiga.
 
Funcionou. O Commodore Amiga virou uma série de máquinas, entre 85 e 94. Chegou a ser altamente popular nos anos 90, mas em meados da década a produção começou a enfrentar dificuldades e foi descontinuada.
 
Os commodore ainda hoje são lembrados pela interface gráfica então revolucionária. Eles eram mais acessíveis que as máquinas da Apple, que eram, àquelas alturas, a vanguarda em termos de apresentação gráfica. Os Commodore se tornaram, inclusive, uma plataforma de games que ainda hoje motiva saudades de usuários.
 
A Commodore está tentando voltar à cena, mas no mercado de smartphones. Este ano a companhia anunciou que deve lançar um aparelho Commodore Pet para entrar no mercado dos telefones inteligentes.