Jornais
FECHAR
  • Jornal VS
  • Diário de Canoas
  • Jornal de Gramado
  • Diário de Cachoeirinha
  • Correio de Gravataí
Grupo Sinos
Publicado em 24/08/2015 - 17h53
Última atualização em 24/08/2015 - 17h57

Windows 95 está fazendo 20 anos

Sistema da Microsoft foi lançado em 24 de agosto de 1995

André Moraes - andre.moraes@gruposinos.com.br

Foto: Reprodução
Aniversário ilustre deste dia 24 de agosto é o do Windows 95, da Microsoft. Foi o primeiro Windows a funcionar verdadeiramente como um sistema operacional, já que antes disso o Windows 3.1 rodava a partir do sistema operacional MS-DOS. Embora fosse possível configurar o computador para que o Windows entrasse sozinho, antes do 95 o DOS era uma coisa e o Windows era outra. 
 
Na prática, o Windows 95 ainda rodava a partir de uma espécie de DOS, só que o usuário quase não notava. Era, inclusive, possível sair da interface gráfica e usar comandos digitados, ação principalmente adotada por técnicos e usuários avançados. Foi só três anos depois, a partir do Windows 98, que o Windows iria se libertar para valer da interface do MS-DOS.
 
O Windows 95 fez um grande sucesso, em parte devido a uma agressiva campanha de marketing da Microsoft. Ele ajudou a consolidar o Windows entre a base de PCs.
 
Entre os recursos que apareceram pela primeira vez no Windows 95 está o botão Iniciar. Ele acaba de ser trazido de volta, a pedidos, para o Windows 10.