Jornais
FECHAR
  • Jornal VS
  • Diário de Canoas
  • Jornal de Gramado
  • Diário de Cachoeirinha
  • Correio de Gravataí
Grupo Sinos
Publicado em 10/09/2015 - 18h18
Última atualização em 10/09/2015 - 18h21

Playstation da Sony está completando 20 anos

Console revolucionário da marca japonesa mudou o mundo dos jogos eletrônicos em 1995

André Moraes - andre.moraes@gruposinos.com.br

Foto: Reprodução
O primeiro console de videogame Playstation, lançado em 1995 na América do Norte
O Playstation da Sony está completando 20 anos neste mês de setembro. Na América do Norte, o console de videogame foi lançado em 9 de setembro de 1995. Ele já havia entrado no mercado japonês em dezembro de 1994, e nos Estados Unidos chegaria em 29 de setembro de 1995. Mas, de qualquer jeito, este é o mês em que está sendo comemorado o aniversário no Ocidente.
 
O primeiro Playstation foi uma revolução no mundo dos consoles de videogame. Novos jogadores de máquinas como o Playstation 4, muito parecida com o concorrente XBox One, podem nem entender como o primeiro PS modificou a indústria dos videogames domésticos em 1995.
 
O Playstation introduzia uma qualidade gráfica até então só encontrada em arcades (as lojas de games eletrônicos, que no Brasil às vezes eram chamadas de "fliperamas") e em alguns poucos consoles importados caríssimos como a plataforma 3DO, muito rara no Brasil. O videogame fazia isso com um custo equivalente ao de outros sistemas, e graças à introdução (então inovadora) do CD-ROM conseguiu trazer uma qualidade gráfica que, então, era impressionante.
 
O Playstation projetou a Sony como uma potência no mercado de hardware para games, iniciou o lento processo de descentralização da indústria, que começou a se afastar das então dominantes Sega e Nintendo, e, principalmente, estabeleceria um novo patamar para os próprios jogos eletrônicos, abrindo caminho para uma indústria que se tornaria bilionária.
 

Publicidade