Jornais
FECHAR
  • Jornal VS
  • Diário de Canoas
  • Jornal de Gramado
  • Diário de Cachoeirinha
  • Correio de Gravataí
Grupo Sinos
Publicado em 13/09/2015 - 13h51
Última atualização em 13/09/2015 - 14h39

Super Mario completa 30 anos e ganha festa de centenas de fãs do jogo

Em 13 de setembro de 1985 foi a primeira comercialização do jogo com o encanador mais querido do videogame

AFP

Super Mario completa 30 anos e ganha festa de fãs do jogo
 
A Nintendo comemora, neste domingo (13), os 30 anos do Super Mario. Um dos personagens mais conhecidos da indústria dos videogames recebeu homenagens de centenas de fãs em um evento realizado na cidade de Tóquio, no Japão. A festa foi animada pela característica melodia do jogo.

O criador do Super Mario, o japonês Shigeru Miyamoto, apareceu em um palco diante de uma multidão em uma sala com capacidade para 700 pessoas, na qual não faltou música ao vivo. "Fico emocionado ao cantar 'feliz aniversário' com todos vocês", disse Miyamoto aos fãs, após um 'Super Mario' soprar as velas colocadas sobre o bolo.

O compositor Koji Kondo interpretou a melodia utilizada na nova edição e outros músicos interpretaram a famosa música de "Super Mario" no violino e no acordeão. "Amo o Mario. Jogava desde que tinha quatro ou cinco anos", disse Masako Iwata. Aos 26 anos, ela contou que queria muito ver Kondo, Miyamoto e o próprio Mario. Vestida com um chapéu vermelho e um macacão azul, a jovem falou que considera o personagem um herói desde a infância.

Aliás, a veste e o bigode preto são características inconfundíveis do encanador mais querido do videogame. O personagem é algo bastante incomum na indústria dos videogames. O primeiro "Super Mario Bros" foi comercializado em 13 de setembro de 1985 no Japão para o aparelho Famicom. Mas antes disso, o herói de bigode já havia aparecido em 1981 em outra produção da Nintendo, "Donkey Kong", sob o nome de "Jumpman".

Até 1985 não adotou o nome de Mario, em referência ao proprietário de um espaço alugado pela filial americana da Nintendo, e cuja forma física lembrava um personagem de videogame. Desde então, a saga de Mario já vendeu no mundo mais de 310 milhões de exemplares.

Além das aventuras mais conhecidas, nas quais deve salvar a princesa Peach saltando obstáculos e combatendo tartarugas, no jogo o encanador também se destacou no futebol, no golfe e nas corridas de kart.

O jogo Super Mario também acompanhou avanços tecnológicos, como o formato tridimensional introduzido pelo "Super Mario 64" em 1996. Para marcar o aniversário, a Nintendo lançou na última sexta-feira no Japão "Super Mario Maker" para o aparelho WiiU. A nova saga lança um desafio à imaginação do usuário, que pode criar o próprio mundo para Mario, ou utilizar o mundo criado por outros jogadores compartilhado pela Internet.

A Nintendo aponta agora para o mercado de jogos para smartphones, longe de sua estratégia centrada por completo nos consoles. Em março, a companhia com sede em Kioto disse que criará jogos baseados nos personagens, embora não tenha divulgado detalhes sobre quais deles apareceriam em novos jogos para as novas plataformas digitais.

Imagens

  • Fãs celebram aniversário de 30 anos do Super Mario no Japão - AFP

  • Sala com capacidade para 700 pessoas lotou de fãs do Super Mario - AFP

  • Evento em Tóquio comemorou os 30 anos do encanador mais famoso dos videogames - AFP

  • Fãs do Super Mario vestiram roupas do personagem de videogame para comemorar os 30 anos do encanador - AFP

  • Evento em Tóquio também reuniu criador do personagem, compositor da música do jogo e outros artistas - AFP

  • Criador do personagem Super Mario, Shigeru Miyamoto, participou de evento que comemorou os 30 anos da comercialização do jogo - AFP

  • Encanador mais querido do videogame completa 30 anos - AFP

  • Personagem de videogame foi comercializado pela primeira vez, em jogo, em 13 de setembro de 1985 - AFP

  • Super Mario completa 30 anos e ganha festa de fãs do jogo - AFP

Publicidade