Compartilhar...

VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
(in) Segurança

Onda de assaltos assusta moradores dos bairros Petrópolis e Rincão

Alvos preferenciais de bandidos têm sido veículos e residências. Até grupo no WhatsApp foi criado pelos moradores, para troca de informações sobre roubos e suspeitos
Foto: Fábio Radke/GES-Especial
Moradores dizem que assaltos ficaram mais frequentes desde o começo de 2016
Moradores dos bairros Petrópolis e Rincão, em Novo Hamburgo, estão preocupados com o número de roubos cometidos na região no começo deste ano. Os crimes praticados por assaltantes armados têm como alvos preferenciais veículos e residências. Segundo relatos de moradores, recentemente sete assaltos foram praticados em apenas cinco dias, somente no bairro Petrópolis.
Esse aumento no número de roubos é confirmado pela Brigada Militar. “No combate ao aumento desse tipo de crime, estamos também com a Operação Avante. Entre os fatores que influenciam no crescimento de roubos estão efetivo e número de viaturas reduzidos, a sensação de impunidade em relação às leis e situação de crise financeira, que gera desemprego e influencia na criminalidade”, destaca a comandante da 2ª Companhia do 3º Batalhão de Polícia Militar (3o BPM), capitã Mônica Zuany Botelho.
Morador do bairro, o gerente industrial Valdecir Frezza, 38 anos, afirma que ataques a residências chegaram a contar com cinco bandidos. “Eles sempre estão fortemente armados. Em alguns casos, no roubo de veículo, ainda ligam pedindo resgate.”

Ataques
Um dos assaltos recentes aconteceu no final da noite de domingo, no bairro Petrópolis, quando pai e filho foram surpreendidos por uma dupla armada. O ataque aconteceu no instante em que o empresário de 54 anos e o filho, 21, chegavam à empresa para descarregar produtos. “Fomos rendidos por dois homens armados. Eles pediram a chave do escritório e roubaram o modem, dois notebooks, celulares, pertences e um Ford Focus”, relatou a vítima, que prefere não ser identificada. Os bandidos ainda entraram em contato para solicitar resgate de informações que constavam nos equipamentos. “Pediram R$ 1,5 mil para eu ter acesso aos dados dos notebooks e celulares. Sei que não é recomendado, mas me obriguei a arriscar. Eles tinham a chave eletrônica da nota fiscal, ordens de compra e outros dados.”
Nesta quarta-feira, às 15 horas, outro homem foi rendido por uma dupla armada enquanto limpava um carro em uma casa na Rua Índia. Os criminosos entraram na casa e roubaram dinheiro, bolsa, celular, um televisor e um Fiat Palio.

Estatísticas
Segundo estatísticas da 1ª Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo, entre os meses de janeiro e fevereiro foram registrados 12 casos de roubos a residências e de veículos nos dois bairros. Destes, três são ataques a imóveis cometidos em janeiro, enquanto os outros roubos foram de veículos. “Quando chegam as ocorrências realizamos o mapeamento e cruzamos informações. Isso para apurarmos se o modus operandis e as características dos assaltantes são as mesmas, nessa busca pela identificação. Em encontro recente com lideranças do bairro Rincão, recebemos a garantia de que eles ajudariam mais na transmissão de informações”, destacou o titular da 1ª DP, delegado Tarcísio Kaltbach.

Alerta Petrópolis
Uma forma encontrada pelos moradores do bairro Petrópolis para reagir à onda de violência é através de um grupo no aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp, intitulado Alerta Petrópolis. “Antes tu identificavas de longe um assaltante, hoje eles já vêm em um carro melhor e bem vestidos. Criamos o grupo com o objetivo de trocar informações sobre a presença de pessoas suspeitas no bairro”, explica Frezza. A capitã Zuany admite que desconhecia a existência do grupo, mas parabeniza a iniciativa. “Qualquer medida contra a criminalidade beneficia a comunidade, mas o contato com a 2ª companhia precisa ser feito”, afirma, disponibilizando o contato (51) 3595-7374 ou 190. Já a 1ª DP disponibiliza o disque-denúncia no mesmo aplicativo, através do número (51) 9694-3694.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS