Espaço

Astrônomos confirmam 104 novos exoplanetas

Descobertas foram feitas com o observatório Kepler da Nasa
Foto: Arte Nasa/Divulgação
Concepção artística do observatório Kepler, da Nasa, em sua missão no espaço
Uma equipe internacional de astrônomos descobriu e confirmou um conjunto de novos mundos usando o observatório Kepler da Nasa, em sua missão K2. De 197 possíveis exoplanetas (planetas externos ao Sistema Solar), 104 foram confirmados. Entre os confirmados está um sistema planetário contendo quatro planetas promissores que poderiam ser rochosos.
Estes quatro planetas, todos entre 20 e 50 por cento maiores do que a Terra em diâmetro, estão orbitando a estrela anã M K2-72, distante 181 anos-luz na direção da constelação de Aquário. A estrela tem menos da metade do tamanho do Sol e é menos brilhante. Os períodos orbitais dos planetas variam de 5 dias e meio a 24 dias, e dois deles podem receber níveis de radiação de sua estrela comparáveis aos da Terra. Apesar de suas pequenas órbitas – mais próximas do que Mercúrio em volta de nosso Sol –, a possibilidade de que vida possa surgir em um planeta em volta deste tipo de estrela não está descartada, de acordo com o coordenador da pesquisa, Ian Crossfield, do Laboratório Lunar e Planetário do Atizona, em Tucson.
Os pesquisadores obtiveram este conjunto extraordinário de exoplanetas combinando dados com observações de laboratórios em terra, incluindo o Gemini e o W.M. Keck no Havaí, o Automated Planet Finder da Universidade da California e o Large Binocular Telescope operado pela Universidade do Arizona. As descobertas foram publicadas on-line no Astrophysical Journal.