Compartilhar...

VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Prevenção

Homens se cuidam menos e morrem mais cedo do que as mulheres

Três em cada dez não costumam procurar serviços de saúde
Foto: Agência Brasil
Homens têm menos cuidado com saúde do que as mulheres
Quase um terço dos homens brasileiros não têm o hábito de ir aos serviços de saúde para tratamento ou buscar auxílio na prevenção de doenças. Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde e divulgada ontem aponta que, em muitos casos, os homens pensam que não ficam doentes ou têm medo de descobrir doença, além de sentirem que esse cuidado pode interferir na sua imagem de cuidado com a família. Mais da metade dos homens pesquisados disseram que não buscaram os serviços de saúde, pois nunca precisaram. Essa falta de cuidado esconde uma crescente consequência para a maioria dos brasileiros: eles morrem mais cedo do que as mulheres e de doenças que poderiam ser evitadas.
Diante deste diagnóstico, o Ministério da Saúde lançou o Guia do Pré-Natal do parceiro e o Guia da Saúde do Homem para agente comunitário de saúde. O objetivo é aproveitar o momento em que o homem está mais próximo do serviço de saúde, acompanhando sua parceira no pré-patal, para que adote hábitos saudáveis e realize exames preventivos.
Pressão familiar funciona
O médico hamburguense Leandro Minozzo concorda que entre os motivos para o homem não procurar o médico de forma preventiva estão o medo de se mostrar frágil ou de descobrir doenças graves. “Muitos procuram atendimento depois que um exame de sangue apontou algo anormal ou por causa da pressão da esposa ou de uma filha”, admite.
"Quem precisa, acha tempo", diz ministro
Durante a apresentação dos números, em Brasília, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, deu um recado: “Saúde é importante para que os homens participem ativamente das atividades familiares. Nossa chamada é para que os pais procurem os serviços e recebam orientações para cuidar de sua saúde e prevenir doenças, como manter as vacinas em dia. Filhos, lembrem seus pais de cuidar regularmente da saúde. Esse será o melhor presente para toda a família”. Para Barros, a resistência dos homens é uma questão cultural. “Quem precisa acha o tempo. Nós queremos estimular os homens a fazer saúde preventiva.”
Você sabia?
Os homens adultos adoecem mais de doenças do coração, infarto, AVC, doenças mentais e sofrimento psíquico, cânceres, colesterol elevado e pressão alta.
57% dos homens têm sobrepeso
18% deles estão obesos
25% dos homens consomem bebida alcoólica
10% deles dirigem alcoolizados
13% deles fumam
Homens em risco
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS