Compartilhar...

VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Astronomia

Estudo aponta possível oceano em exoplaneta próximo

Proxima B, planeta rochoso recentemente descoberto, pode ter esse requisito para abrigar vida
M. Kornmesser/ESO/AFP
Concepção artística de como seria a superfície do planeta Proxima b, de acordo com cientistas
Estudo publicado no periódico científico The Astrophysical Journal Letters da American Astronomical Society aponta que pode haver um oceano no exoplaneta Proxima B, recentemente descoberto. Os indícios vêm de simulações de computador a partir da massa do planeta.
Proxima B orbita Proxima Centaury, a terceira estrela de um sistema composto pela estrela dupla Alfa Centauri, mais a estrela vizinha Proxima Centauri. Estes astros são os vizinhos mais próximos do Sistema Solar. Este ano, foi divulgada a descoberta que Proxima possui este planeta rochoso na chamada zona habitável, que é a faixa em volta de uma estrela capaz de abrigar planetas com água líquida na superfície.
Por enquanto a evidência de um oceano vem de simulações. Aguarda-se um trânsito, que é a passagem do planeta em frente a sua estrela, de maneira que telescópios da Terra consigam captar mais detalhes para inferir dados mais precisos sobre massa e constituição atmosférica. 
Proxima B é um candidato a receber sondas robóticas no futuro em busca de eventuais formas de vida. A existência de grandes volumes de água líquida na superfície é considerada um requisito para que um planeta desenvolva biosfera nos moldes do que aconteceu em nosso planeta.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS