Compartilhar...

VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Oportunidade

Comércio vai abrir 2 mil vagas temporárias até janeiro de 2017

Estimativa é de entidades lojistas para temporários até janeiro do ano que vem
Deste mês até janeiro de 2017 devem ser oferecidas 8 mil vagas temporárias no comércio gaúcho, sendo que em municípios da região, pelo menos 2 mil postos de trabalhos devem ser gerados. A expectativa para o Estado é da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS), que estima que as maiores contratações ocorrerão neste e no próximo mês. Segundo a entidade, em novembro, cidades como Porto Alegre, Pelotas, Caxias do Sul, Rio Grande, Passo Fundo, Santa Maria e Capão da Canoa serão as principais responsáveis pelo surgimento de vagas temporárias no varejo gaúcho.
Já em dezembro e janeiro, caberá aos municípios do litoral norte, como Tramandaí, Torres, Imbé, Capão da Canoas, Xangri-Lá, Arroio do Sal e Osório, fomentarem as contratações sazonais. Na região, a situação não é diferente. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL) e o Sindilojas informaram que neste final de ano devem ser ofertadas vagas temporárias no comércio local, mas em número menor que em anos anteriores. “Devemos contratar 2 mil pessoas, contra as 4 mil do mesmo período do ano passado”, acrescenta o presidente do Sindilojas, Remi Scheffler, apontando que os números referem-se, além de Novo Hamburgo, a Campo Bom, Sapiranga, Araricá e Nova Hartz. Já o presidente da CDL, Valcir Klein, estima cerca de mil empregos temporários em Novo Hamburgo. 
Porta de entrada
Se a oportunidade de vagas está aí, embora mais tímidas, o que fazer para conseguir estar dentro dela? A professora do curso de Tecnologia de Recursos Humanos da Universidade Feevale, Cristine Kassick, diz que os empregos temporários nesta época do ano são excelentes oportunidades para que o profissional possa demonstrar suas habilidades. Além disto, são porta de entrada para muitos jovens que buscam a experiência do primeiro emprego. “A experiência de trabalho temporário é uma excelente maneira de ingressar no mercado de trabalho, traz a possibilidade de uma efetivação e, sem dúvida, a oportunidade de uma renda extra no final de ano”, salienta a professora.
Na esperança de ficar
Susi Mello/GES-Especial
Tatiele e Giordana foram contratadas em loja de calçados e torcem para ser efetivadas
Depois de meses sem trabalhar, duas vendedoras de uma loja de calçados na Rua Magalhães Calvet, no Centro de Novo Hamburgo, torcem para conseguir ficar no emprego. Giordana Caroline Kappes Barth, 20 anos, e Tatiele de Mello, 22, ambas com ensino médio completo e com experiência em comércio, foram contratadas pela Katy Calçados em 19 de outubro. Giordana, que trabalhava em loja de calçados e estava desempregada desde fevereiro deste ano, diz que está difícil de conseguir vaga. “Eu havia largado currículo em tudo que é lugar”, lembra a vendedora que se sente faceira com o novo emprego. Já Tatiele, que trabalhava em uma farmácia, estava fora do mercado de trabalho há um ano.
As duas, beneficiadas com o período de maior número de contratações, enumeram que para vender precisam ser atenciosas, ágeis e simpáticas. Para manter o emprego, frisa Tatiele, é preciso dedicação. O gerente da loja, Douglas Santos, explica que neste final de ano serão contratadas quatro pessoas, das quais duas são para repor as que saíram e duas temporárias, para atender o movimento de final de ano, mas que poderão ser efetivadas posteriormente. 
DICAS PARA CHEGAR LÁ
Para conseguir um emprego
- Fique atento às ofertas destas vagas em sites de agências que fazem a seleção de temporários bem como das próprias empresas que ofertam estas oportunidades.
- As campanhas para recrutamento destes profissionais são realizadas até o início do mês de dezembro e estão anunciadas em sites, jornais, Sine, por exemplo.
- Faça um currículo objetivo e atualizado. Não esqueça de deixar claros e corretos os dados, para que a empresa entre em contato com o candidato (telefone, endereço de e-mail, etc). 
- Se já tiver experiência anterior em trabalho temporário, não deixe de destacar no seu
currículo.
- Na seleção, seja ela por entrevista individual ou coletiva, apresente suas experiências (embora muitas destas oportunidades estejam abertas para jovens que estão em busca do primeiro emprego, portanto, sem experiência anterior) e habilidades.
- Em geral, os requisitos para contratação dizem respeito à facilidade de trabalhar em equipe, boa comunicação, disponibilidade para atender aos horários de final de ano. Caso o candidato não tenha experiência de trabalho anterior, serão observadas as características comportamentais exigidas para o cargo.
- Apresente-se bem, fale com segurança, respondendo as questões que lhe forem feitas, mostre-se interessado e motivado em realizar o trabalho oferecido.
Para ser um funcionário fixo
- Mostre-se interessado em atender aos objetivos estabelecidos pela empresa, buscando
alcançar as metas do período. 
- Demonstre interesse em aprender e dedique-se às atividades propostas.
- Demonstre disponibilidade, especialmente com os horários do comércio, por exemplo.
- A experiência de trabalho temporário é uma excelente maneira de ingressar no mercado de trabalho, traz a possibilidade de uma efetivação e, sem dúvida, a oportunidade de uma renda extra no final de ano.
Fonte: Cristine Kassick, professora do curso de Tecnologia de Recursos Humanos da Universidade Feevale
ACREDITE E TENHA FOCO
1 - Tenha claro o resultado que a empresa espera de você.
2 - Serei aplaudido se eu atingir qual resultado? Mantenha o foco
3 - Acredite em você - Você deve listar suas qualidades, superar seus medos e lembrar a frase: “pra gente ser tem que parecer?”
4 - Relações humanas são importantes - Se relacione bem com os colegas, líder e público. Não critique, elogie sempre que possível, sorria, chame as pessoas pelo nome e faça a outra pessoa sentir-se importante.
5 - Seja persistente - Se não consegue atingir hoje a meta, pense que amanhã conseguirá.
6 - Entusiasmo - É importante acordar com energia. Fale: “a cada dia, a cada hora, eu
estou cada vez melhor.”
7 - Dê sempre o seu melhor - Trabalhe como se a empresa fosse sua. Se a loja quebrar
perderá seu emprego.
Daniel Müller, palestrante

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS