Compartilhar...

VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Paraíba

Belezas entre mar e sertão

Ricas em atrativos turísticos, as paisagens paraibanas apresentam uma dualidade impressionante entre o interior e o litoral
Cenário de diversas produções cinematográficas e televisivas, o Estado da Paraíba encanta turistas brasileiros e estrangeiros com suas belezas naturais. Privilegiado por desfrutar de uma natureza viva e ao mesmo tempo árida, os mais de 56.468,427 quilômetros quadrados de área paraibana são divididos em 223 municípios, cada um com sua particularidade. Da exuberância do litoral até a seca do sertão, a Paraíba é rica em atrativos turísticos, o que faz com que o visitante não se canse de explorar cada centímetro de sua extensão.
Localizado no Nordeste do Brasil, o Estado faz divisa com Rio Grande do Norte ao norte, o Oceano Atlântico a leste, Pernambuco ao sul, e Ceará a oeste. De acordo com o último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Paraíba tem cerca de 3,8 milhões de habitantes, sendo a capital João Pessoa a cidade mais populosa da unidade federativa, com aproximadamente 800 mil pessoas.
Além de ser a cidade com o maior número de habitantes, João Pessoa recebeu o título de segunda capital mais verde do mundo, ficando atrás apenas de Paris, pela relação entre quantidade de habitantes e terra verde. E o Jardim Botânico Benjamin Maranhão, conhecido por Mata do Buraquinho, contribuiu bastante para esse título. Afinal, corresponde a uma das maiores áreas de Mata Atlântica do Brasil dentro do perímetro urbano. E vista de cima, a capital paraibana chama a atenção por sua extensa flora, mas também pela tonalidade azul de suas águas.
Praia do Jacaré
Outro espetáculo da natureza que já virou tradição e um dos principais atrativos turísticos da Paraíba é o pôr do sol na praia do Jacaré, no município de Cabedelo, no Litoral Norte do Estado. O grande diferencial desse programa está no fato de que o sol despede-se do dia ao som de Bolero de Ravel, executado pelo saxofonista Jurandy do Sax, diariamente há 16 anos, a partir das 17 horas. Os turistas que quiserem assistir à despedida do astro-rei podem ficar às margens do Rio Paraíba ou fazer o passeio com uma embarcação pelo rio.
Vestido todo de branco em cima de uma canoa, Jurandy toca o Bolero até o sol se despedir. O músico já entrou no livro dos recordes como o musicista que mais executou Bolero de Ravel. Todos os dias, depois de tocar e, antes de subir em duas embarcações no rio para, novamente, se apresentar, ele agradece e fala o número de sua apresentação. “Faz parte da tradição anunciar a quantidade de vezes que já me apresentei. Esteja onde eu estiver, eu toco Bolero de Ravel durante o pôr do sol”, fala o saxofonista.
Costa do Conde
Desde a divisa com o Rio Grande do Norte, ao norte, até a divisa com Pernambuco, ao sul, o litoral paraibano tem uma extensão de 138 quilômetros. Com um clima tropical úmido, chuvas no inverno e parte do outono, possui cerca de 55 praias naturais e urbanizadas, onde suas areias claras e o mar verde-azulado ganham a beleza natural de suaves enseadas, barras e falésias. As praias paraibanas mais bonitas estão no Litoral Sul do Estado. E a costa do Conde se destaca pelos seus encantos, que vão desde as águas cristalinas da orla até deslumbrantes mirantes e falésias.Uma das praias mais conhecidas e visitadas é a Coqueirinho, com sua orla recheada de coqueiros e digna de cartão-postal. 
Um dos atrativos da costa, que é rica em arenito, são as falésias avermelhadas com tons amarelados com níveis e desníveis formados por meio da ação do tempo, das chuvas e do vento. Uma delas tem 800 metros de comprimento, 30 metros de altura e cerca de 40 largura. No alto de outra falésia, localizada entre as praias de Tabatinga e Coqueirinho, fica o mirante mais procurado da Paraíba, segundo o guia turístico Aristóteles Souto Maior, o Toti. “Se a praia do Coqueirinho é a mais procurada do litoral paraibano, esse mirante, conhecido como Dedo de Deus, é o mais visitado do Estado”, observa Tote, ao enfatizar que a vista é digna de capa de revista.
Um outro mirante, chamado de Castelo da Princesa, que tem vista para o cânion que marca a divisa de Coqueirinho e Tambaba, chama a atenção pelo seu formato. Toti explica que o mirante tem esse nome pelo fato de a formação ser semelhante a um castelo. “É uma erosão de aproximadamente 60 metros de altura do nível do mar causada pelo vento e pela chuva”, ressalta o guia turístico. As belezas do costa do Conde ainda contam com o encontro entre o Rio Gramame e o Oceano Atlântico.
Tambaba
Um dos maiores cartões-postais da Paraíba, a praia de Tambaba não é só famosa por ser o primeiro campo de naturismo oficial do Nordeste, mas também por ter uma parada, que para muitos nativos é o canto mais doce do município do Conde, que fica a cerca de 20 quilômetros de João Pessoa. O Sítio Tambaba é um assentamento rural localizado próximo à praia, no litoral Sul do Estado, que sedia os Doces Tambaba, um empreendimento familiar que produz doces caseiros de frutas cultivadas na comunidade.
O local, que é visitado diariamente por turistas, que aproveitam para fazer algumas compras e levar um dos sabores típicos da Costa do Conde, chama a atenção por causa da construção de pau a pique ou casa de taipa do empreendimento, que leva garrafas de vidro, vigas de madeira e barro, além de uma decoração muito aconchegante.
  • No sertão, paisagem árida no município de Cabaceiras, considerado a "Roliúde Nordestina"
    Foto: Nicolle Frapiccini/GES-Especial
  • Na região chamada Saca de Lã, bloco se fragmentou com processo erosivo e parece uma construção
    Foto: Nicolle Frapiccini/GES-Especial
  • Pôr do sol ao som de Bolero de Ravel, tocado pelo saxofonista Jurandy do Sax
    Foto: Nicolle Frapiccini/GES-Especial
  • Gruta onde morava o ermitão curandeiro conhecido como Lajedo de Pai Mateus
    Foto: Nicolle Frapiccini/GES-Especial
  • Vista do mirante conhecido como Dedo de Deus entre as praias de Tabatinga e Coqueirinho
    Foto: Nicolle Frapiccini/GES-Especial

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS