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Serviço

Após três dias, coleta de lixo é retomada em Novo Hamburgo

Prefeitura antecipou pagamento que seria feito no final do mês para empresa quitar salários de funcionários
Adriana Lima/ GES-Especial
De volta ao trabalho: lixo sendo recolhido pouco depois da meia-noite na Avenida Sete de Setembro
Passava da meia-noite quando os funcionários que fazem a coleta de lixo em Novo Hamburgo voltaram ao trabalho. De domingo até o fim da noite desta terça-feira (10) ele ficaram de braços cruzados devido ao atraso nos pagamentos por parte da empresa contratante. Ontem, após reunião com a Ecopav Construção e Soluções Urbanas, que alegou dificuldades financeiras, a Prefeitura antecipou o pagamento que seria feito no final do mês, o que garantiu o acerto dos salários dos garis e motoristas. 
Na Avenida Sete de Setembro, por exemplo, o recolhimento do lixo foi feito por volta da 00h20. "Com os pagamentos em dia, o serviço será feito normalmente", garante um dos motoristas que prefere não se identificar.
Mesmo com a retomada do serviço, a população ainda enfrentará o acúmulo de lixo. Sem dar data exata, a Prefeitura fala em "alguns dias" até a coleta estar novamente em dia.
  • Lixo se acumula nas ruas de Novo Hamburgo
    Foto: Juarez Machado/GES
  • A Rua Mundo Novo, em Canudos, também ficou tomada pelo lixo nesta terça-feira (10)
    Foto: Keli Oliveira/Especial
  • Lixo transbordou das lixeiras na Rua Carioca no bairro Jardim Mauá
    Foto: Keli Oliveira/Especial
  • Lixo também na Rua João Antônio da Silveira, no Centro de Novo Hamburgo
    Foto: Keli Oliveira/Especial
  • Lixo se acumulou na Rua Pedro Poolman, no bairro Canudos
    Foto: Keli Oliveira/Especial
  • Lixo acumulado nas ruas de Novo Hamburgo
    Foto: Juarez Machado/GES
  • Lixo acumulado nas ruas de Novo Hamburgo
    Foto: Juarez Machado/GES
  • Lixo acumulado nas ruas de Novo Hamburgo
    Foto: Juarez Machado/GES
  • Lixo acumulado nas ruas de Novo Hamburgo
    Foto: Juarez Machado/GES
Nova licitação
A Ecopav tem um contrato emergencial de coleta de lixo com a Prefeitura que se prolonga desde o final do ano passado. Conforme o secretário de Meio Ambiente Udo Sarlet, o término dele é no dia 10 de maio. Porém, a prefeita Fatima Daudt já determinou que seja realizada, o quanto antes, uma licitação pública por meio de concorrência para a regularização definitiva da questão. "Vamos realizar estudos imediatos e quando estiver tudo adequado será feito o processo licitatório."
Cronologia do problema
* Fevereiro de 2014 – Fim do contrato com a Vega;
* Março de 2014 a outubro de 2015 – Foram firmados contratos emergenciais (provisórios) com três empresas diferentes para o recolhimento do lixo;
* Novembro de 2015 – ART Construtora, Consultoria e Serviços Ltda venceu o lote 1 do edital de limpeza pública. Assim, ficou responsável por recolher o lixo, levar até a estação de transbordo no bairro Roselândia e depois transportar o material que não pode ser aproveitado para Minas do Leão;
* Outubro de 2016 – Funcionários protestaram contra o atraso dos salários, evidenciando problemas financeiros da empresa. O contrato com a ART foi então cancelado;
* Ainda outubro de 2016 – Prefeitura contrata emergencial a Urban Serviços e Transportes, que desistiu logo depois do serviço;
* Novembro de 2016 – Firmado, mais uma vez, convênio temporário com a Ecopav Construção e Soluções Urbanas por 180 dias ao valor de R$ 117 por tonelada de lixo recolhido;
* Dezembro de 2016 – Moradores reclamam da falta de recolhimento do lixo e cinco caminhões da empresa têm problemas de manutenção;
* Janeiro de 2017 – Mais uma vez sem receber os salários e os benefícios, garis e motoristas cruzam os braços e o serviço fica prejudicado no município;
 

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