Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Novo Hamburgo

Conserto na Casa de Bombas levará dois meses para ficar pronto

Das sete bombas, apenas duas estão operando neste momento
Com cinco bombas estragadas, a Casa de Bombas, que fica no bairro Santo Afonso e que dá vazão às águas do Rio dos Sinos e arroios de Novo Hamburgo deve atuar com plena capacidade dentro de dois meses. Segundo o secretário municipal de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários, Faisal Karam, no momento, apenas duas bombas estão funcionando, o que prejudica o serviço e traz maior risco de alagamentos para o bairro. “Quando assumimos, das sete bombas, quatro não estavam funcionando. Nos primeiros dias do governo, uma parou. No momento, são apenas duas”, lamenta Karam.
Uma das bombas estragadas, que pesa oito toneladas, foi retirada ontem depois de dois dias de trabalho. “Para retirar a bomba foi necessário um mergulhador. O nível da água está muito alto. E não é um trabalho fácil, ela começou a ser retirada na segunda-feira”, explica o secretário. O equipamento foi retirado pela empresa que irá fazer o conserto. “Estas bombas têm mais de 30 anos, elas precisam de manutenção constante. Esta vai para Cachoeira do Sul, lá tem uma empresa que tem as peças necessárias. Por serem antigas é mais difícil de encontrar”, explica o operador da Casa de Bombas, Frederico Harter. A empresa foi contratada de forma emergencial, já as outras quatro bombas serão consertadas mediante licitação. “O processo já foi encaminhado ao setor jurídico da Prefeitura para ser realizada a licitação. Esperamos que o processo seja concluído e tudo se resolva em 60 dias”, afirma Karam.
Além do conserto das bombas, a parte elétrica também receberá melhorias. Tanto o reparo das bombas, quanto da rede elétrica, será feito pela mesma empresa a ser contratada por meio de licitação. “Não adianta arrumarmos as bombas e ter rede elétrica tão danificada”, observa Karam.
Juarez Machado/ GES
Secretário de Obras, Faisal Karam, espera que em dois meses equipamentos estejam funcionando a pleno
Conserto garantirá eficiência
Ainda segundo Karam, as melhorias devem garantir a eficiência da Casa de Bombas pelos próximos cinco anos. “Claro que alguma coisa pode acontecer, mas após todos estes consertos devemos ter garantia de cinco anos, talvez até pouco mais”, avalia o secretário de Obras. Mesmo com mudanças na estrutura, de nada irá adiantar se a população também não fizer a sua parte. Diariamente diversos resíduos e objetos, como sofás, garrafas, latinhas e até animais mortos chegam à estação de bombeamento e muitos passam pela rede de contenção. “Quando vem muita água, muitas vezes acaba passando direto, o que prejudica as bombas. A população precisa se conscientizar. Acredito que isso possa vir da educação das nossas crianças. Temos que torcer para que esta geração seja melhor neste sentido”, comenta Karam.
Juarez Machado/ GES
Lixo jogado pela população piora situação da Casa de Bombas, no Santo Afonso
Desassoreamento e limpeza constantes
A Prefeitura promete ainda desassorear a bacia de acumulação da Casa de Bombas. “Estamos muito preocupados com a situação. Ainda tem todo o quadro do acúmulo do lixo e desde o ano de 2010 não é feito o desassoreamento no local. Vamos agir com prioridade para solucionar os problemas”, garante a prefeita Fatima Daudt. A limpeza do local também será feita de forma rotineira. “Vamos utilizar máquinas para tirar este excesso e os resíduos vão direto para a reciclagem. Após esta primeira limpeza, faremos outras de forma constante. Também queremos drenar o lodo, que é o pior, para dar vazão. Só estamos esperando a chuva parar”, explica o secretário de Obras.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS