Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Longe do litoral

Pelas águas do Guaíba

Roteiros sobre o lago, além de agradáveis, oferecem belas paisagens em qualquer horário
Para quem gosta de passear por águas mais calmas e assim aproveitar o que a paisagem oferece, uma ótima opção é o Lago Guaíba, em Porto Alegre. Indo de carro ou de trem, você encontra na área central da capital gaúcha alternativas muito interessantes para fazer um trajeto pelas águas. Pode ser um roteiro turístico propriamente dito ou uma travessia. É só escolher. Nesta edição, selecionamos dois roteiros bastante acessíveis.
A travessia que vamos destacar é o catamarã, que faz o percurso de Porto Alegre até o município Guaíba. E a opção turística é o clássico Cisne Branco, que, após passar alguns meses em reforma devido aos danos causados por um vendaval, já trabalha a todo vapor. Nos dois casos, você pode escolher qualquer dia para se deleitar com um roteiro que oferece vista especial da capital gaúcha e das ilhas do Delta do Jacuí.
Vale lembrar que normalmente haveria outros barcos feitos justamente para passeios de lazer, com saída na Usina do Gasômetro. Mas como o local está em obras, embarcações como o Noiva do Caí II estão suspensas ou precisaram reduzir suas atividades até a conclusão da obra, que está prometida para a primeira metade deste ano.
A bordo do cisne
Cisne BrancoOpção de passeio pra lá de tradicional, o Cisne Branco está funcionando a todo vapor. “Oferecemos passeios de segunda a segunda”, resume a proprietária Adriane Hilbig. A embarcação possui três andares de livre acesso para os passageiros. O último é aberto e panorâmico. O Cisne Branco também oferece danceteria, além de serviço de bar e copa – neste caso o consumo é cobrado fora do ingresso.
PASSEIO CLÁSSICO - O roteiro clássico, realizado durante o dia, faz percurso de uma hora pelas principais ilhas do Delta do Jacuí, com locução explicativa. São três horários: 10h30, 15 horas e 16h30. O valor é de 35 reais, com desconto de 50% para menores de 10 anos (devem vir acompanhados por adultos) e para maiores de 60 anos. No primeiro e no último horários é preciso quantidade mínima de 20 passageiros. Mas às 15 horas o Cisne Branco realiza o passeio mesmo com um número reduzido de pessoas. A ideia é garantir que haja saídas todos os dias. A única coisa que pode atrapalhar é o mau tempo. Em caso de chuva, não tem saída.
HAPPY HOUR E PÔR DO SOL - Nos finais de tarde, há um roteiro diferenciado com embarque às 18 horas. A saída é às 18h30, com retorno às 20 horas. O passeio, que leva uma hora e 30 minutos, segue para a zona sul da capital. A proposta é que os passageiros apreciem uma vista privilegiada do famoso pôr do sol no Guaíba. Na volta, a atração é contemplar a capital à noite, com o perfil iluminado da cidade, o Parque Marinha do Brasil, a Fundação Iberê Camargo, entre outras atrações. O valor é de 40 reais, com descontos de 50% para crianças menores de 10 anos (acompanhadas de adultos) e maiores de 60 anos. Nas sextas, sábados e domingo tem música ao vivo, com artistas locais. É preciso um mínimo de 20 passageiros e tempo bom.
IMPORTANTE - Os ingressos (35 reais ao dia e 40 reais à noite) estão à venda somente no local. Pagamento em dinheiro ou cartão.
COMO CHEGAR - Para quem for de trensurb, é muito fácil. Basta descer na Estação Mercado, no Centro Histórico. Depois é só entrar no acesso ao Cais do Porto, que fica do lado de fora da estação. O Cisne Branco fica no Armazém B3 do Cais. Se for de carro, siga pela BR-116, até a Marcílio Dias, em Porto Alegre. Pegue a Avenida da Legalidade e Democracia até entrar na Avenida Mauá. O Cais fica no número 1.050. Há estacionamento gratuito no local, mas as vagas são limitadas.
Rumo ao berço da Revolução
CatSul V (Catamarã)É bom deixar claro. Quem optar pelo Catamarã, que também sai do Cais do Porto, irá fazer uma travessia até o município de Guaíba e não um passeio turístico. Trata-se de um meio de transporte, sem os atrativos que um barco como o Cisne Branco oferece. Mesmo assim, o passageiro ganha de presente a bonita vista da orla de Porto Alegre, que inclui o histórico Cais do Porto, a Usina do Gasômetro, o Beira-Rio, a Fundação Iberê Camargo, entre outros. Na chegada a Guaíba, vale a pena fazer um passeio pela cidade. A orla conta com restaurantes para diferentes paladares e gostos, com uma vista privilegiada do Lago Guaíba. Importante lembrar que a cidade foi o berço da Revolução Farroupilha e preserva vários pontos turísticos históricos. É preciso comprar outra passagem para retornar.
HORÁRIOS - O trajeto Porto Alegre-Guaíba funciona todos os dias. De segunda a sexta-feira, das 5h58 às 20h05; sábado, das 7 horas às 19h50; domingos e feriados, das 10 horas às 19h50. Aos sábados e domingos, todos horários têm parada no Barra Shopping Sul. Mais detalhes de horários estão disponíveis no site www.travessiapoaguaiba.com.br ou pelo 4020-2022.
TARIFA ÚNICA - A tarifa tem valor unitário: R$ 10,10. A compra pode ser feita no local ou pelaInternet: www.travessiapoaguaiba.com.br.
COMO CHEGAR - Para quem for de trensurb, basta descer na Estação Mercado, no Centro Histórico. Depois é só entrar no acesso ao Cais do Porto que fica do lado de fora da estação. O embarque no Catamarã, assim como o Cisne Branco, é feito no Cais do Porto da capital, no Armazém B3. Se for de carro, siga pela BR-116, até a Marcílio Dias, em Porto Alegre. Pegue a Avenida da Legalidade e Democracia até entrar na Avenida Mauá. O Cais fica no número 1.050. Há estacionamento gratuito no local, mas as vagas são limitadas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS