Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Opinião do Repórter

Nova greve: responsabilidade coletiva

Leia opinião de Amilton Belmonte

Professores de todo o País estão convocados pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) para, a partir de hoje, fazer greve geral. O foco é a polêmica Reforma da Previdência, que altera as regras da aposentadoria e deve ser votada até maio pelo Congresso. Maior sindicato do funcionalismo - 80 mil filiados entre ativos e inativos - o Cpers baterá sinetas com a CNTE.

Além da celeuma previdenciária, as bandeiras são o Piso Nacional de Magistério, nunca implementado por aqui, e o governo José Ivo Sartori, com seus parcelamentos salariais e o ajuste fiscal. Que o direito à greve é legítimo e constitucional, isso ninguém discute. Porém, a pergunta que pulsa a esse jornalista e à comunidade escolar da região - 170 escolas, 75 mil alunos e 5 mil professores - é a repercussão no recém-iniciado ano letivo. Em 2016, foram 54 dias de parada entre maio e julho. O saldo: aulas terminando em 14 de janeiro último em algumas escolas. Fato que também ajuda a entender por que a rede pública vê uma debandada de estudantes ano a ano.

E a responsabilidade é de quem? Do Cpers, de Sartori? De ambos, mas acima de tudo dos gaúchos. Afora a turbulenta conjuntura nacional, somos nós que temos falhado, continuamente, na escolha dos rumos políticos e econômicos para o Estado. O que explica greves, escolas sucateadas e um ensino cada vez mais cariado e desvirtuado da sua essência, que é formar cidadãos e valores humanos. Perdemos todos.

Amilton Belmonte é repórter


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS