Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Destruição e morte

Ventos em São Chico podem ter chegado a 150 km/h

Pelo menos 500 famílias foram atingidas e há 1.600 desabrigados na cidade

Juliana Gärtner/Especial
Leitora Juliana Gärtner registrou devastação no bairro Santa Isabel
O vendaval que atingiu São Francisco de Paula no começo da manhã deste domingo (12) foi provocado por uma supercélula de tempestade - uma "estrutura que pode gerar tornados", informam os meteorologistas Estael Sias e Luiz Fernando Nachtigall, da MetSul Meteorologia.

Ainda não é possível "determinar o fenômeno exato causador da destruição", mas "a magnitude dos danos estruturais" sugere que o vento pode ter chegado aos 150 km/h em alguns pontos do município, destaca comunicado da MetSul.

A confirmação de um tornado pode levar dias, dizem os meteorologistas. Certo é que a "tempestade severa" foi resultado do avanço de uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul, "que organizou uma potente linha de tempestades com chuva muito intensa, raios, granizo e vento forte". Sobre a Serra gaúcha, havia um corredor de vento em baixos níveis da atmosfera (corrente de jato) intensa, que transportava ar quente de Norte a 1.500 metros de altitude. "Correntes de jato desta natureza costumam criar condições propícias à ocorrência de tornados ao interagirem com sistemas frontais de rápido deslocamento, já que geram padrão divergente de vento na atmosfera (cisalhamento) que pode levar à formação de funis", explica a MetSul.

sao chico, destruicao, vento


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS