Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Solidariedade

Material de construção é a principal necessidade em São Chico

Tornado atingiu a cidade no domingo, prejudicando 1,6 mil pessoas

Letícia Rossa/GES-Especial
Voluntários de diferentes cantos do Estado têm contribuído para que São Chico consiga se reerguer, depois do tornado de domingo
As mais de 1,6 mil pessoas atingidas pelo tornado de domingo em São Francisco de Paula iniciaram nesta semana o processo de reconstrução de suas vidas. Com a maior parte dos bens materiais danificada ou completamente destruída, estas vítimas aguardam doações para restituir suas residências.

O secretário de Obras de São Chico, Rui Paim, comunica que os itens de maior procura pelos moradores são materiais de construção, como telhas, tijolos, madeiras, areia, cimento e brita. “Qualquer quantidade está sendo bem recebida”, assegura Paim. Os produtos podem ser entregues na Secretaria de Obras, de segunda-feira a sábado, das 7 horas às 21h30, sem fechar ao meio-dia.

As famílias que têm esta demanda de materiais estão efetuando cadastro na Secretaria de Assistência Social. Paim explica que as que apresentarem maior dificuldade financeira e emergência devido à situação da residência serão priorizadas.

Em um segundo momento, devem ser cadastrados profissionais voluntários que possam atuar na reconstrução ou reforma destas habitações. A comunidade aguarda a ajuda de marceneiros, pedreiros, eletricistas e carpinteiros. “Todos estes voluntários irão receber café da manhã, almoço e janta como cortesia”, conta a voluntária Patrícia Viale, que trabalha no Ginásio Municipal de São Chico. Detalhes sobre como se cadastrar podem ser obtidos com Patrícia, pelo telefone (54) 9 9925-5761. Mais informações sobre doações pelos telefones (54) 3244-1168 e (54) 9 8314-2990.

Recomeço é feito a muitas mãos

Raul Oneide Rodrigues Passine, 52 anos, está entre as centenas de moradores que tenta recomeçar. O telhado da casa ficou destruído e a estrutura está comprometida. Para reconstruir, necessitará de muita ajuda. “Todo auxílio com material de construção e pessoas para ajudar na mão de obra é muito bem-vindo”, admite o motorista, que pediu dispensa do trabalho para organizar tudo junto com amigos.

Letícia Rossa/GES-Especial
SOLIDÁRIOS: amigos como Maria Inês estão ajudando Raul

 

Ele e mais oito pessoas, entre elas a filha que luta contra um câncer, buscam força para recomeçar no bairro Santa Isabel. Raul comenta que muitas pessoas ajudaram nesses últimos dias, entre eles a doméstica Maria Inês Moreira da Silva, 40 anos, e alguns amigos de Porto Alegre. Quem puder ajudar com doações de materiais de construção pode ligar diretamente para o Raul: (54) 9 9915-3509.

Prioridade é energia e água

Neste primeiro momento, equipes de São Chico e de mais de 20 municípios da região se mobilizam na limpeza dos cinco bairros afetados pelo tornado. A prioridade, conforme o secretário de Obras, é liberar as áreas abaixo das linhas de alta tensão para que a RGE possa restabelecer a energia elétrica. “Logo em seguida, a Corsan deve liberar a água para quem ainda não tem”, esclarece Paim.

Ginásio concentra doações

O Ginásio Municipal, situado ao lado do Cemitério de São Francisco de Paula, concentra todas as doações de alimentos, roupas, calçados, rações para cachorros e gatos, e itens de limpeza e higiene. No bairro Santa Isabel, o mais atingido pelo temporal, também há pontos de coleta – basta percorrer o bairro que é possível encontrar os locais itinerantes.

Letícia Rossa/GES-Especial
Cinco bairros de São Francisco de Paula foram devastados por tornado no último domingo

Vale do Sinos mobilizado

A Associação dos Municípios do Vale do Rio do Sinos (AMVRS) pediu às prefeituras que integram a entidade que auxiliem São Chico. No ofício encaminhado a prefeitos, foi orientado que todos os donativos - sejam gêneros alimentícios, de limpeza, higiene, eletrodomésticos, cobertores e colchões em bom estado - devem ser enviados no máximo até as 17 horas de hoje no pátio da prefeitura de Sapiranga, na Rua Padre Reus. “Muitas prefeituras sequer têm estrutura para si, quanto mais para enviar equipes a São Francisco. Por isso, decidimos centralizar pela AMVRS”, explica a presidente da associação, Corinha Molling. A intenção é fazer o envio das doações até amanhã. Integram a AMVRS Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Lindolfo Collor, Morro Reuter, Novo Hamburgo, Presidente Lucena, São Leopoldo e Sapiranga.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS