Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Angela Maieski

Educação e mudanças

Leia artigo de Angela Maieski

Angela MaieskiAngela Maieski é professora

amaieski@sinos.net

Escola é local de aprendizado. Cuidar é intrínseco, mas difere do sentido do contexto familiar. Essa visão de cuidar não parece dissociada da praxe governamental. Indicadores demonstram que o conhecimento dos alunos está decaindo. Aumentar o tempo de permanência na escola, facilitar a aprovação, avaliar por área de conhecimento ou adotar conceitos não é solução.

O adolescente que chega ao ensino médio com defasagem na aprendizagem passou no mínimo nove anos na escola e se nessa trajetória não compreendeu conceitos básicos será difícil acompanhar outros, mais elaborados e abstratos.

As mudanças na área educacional nem sempre se traduzem em ideias práticas, pois não levam em conta as diferentes realidades das escolas. Sem que haja uma avaliação qualitativa ou quantitativa, seja da estrutura física ou de profissionais preparados para a tarefa, não há como atingir o objetivo.

Investir em formação de professores é qualificar a educação, mas também há necessidade de quantificar, através de notas ou remuneração, pois são elas que valorizam o educando e o educador.

Instituir a educação integral poderia ser visto como uma declaração de que a família não está apta a educar ou desconhecer a realidade das escolas sem refeitório, sem quadras de esporte adequadas ou sem bibliotecas.

Sem base sólida não há construção que resista ou educação que melhore. Assim, o MEC, ao apresentar a nova versão da base curricular para ensino infantil e fundamental, está em sintonia com a necessidade percebida em sala de aula, especialmente nos anos finais do fundamental.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS