Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Dicas

Trabalhadores apostam na pós-graduação para se destacar; saiba como escolher o curso

Entenda o que é a especialização e como pode ajudar no seu currículo

Divulgação
Para se destacar no mercado, trabalhadores apostam em cursos de especialização

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e para se destacar, muitas pessoas estão apostando nos cursos de pós-graduação.

A pós ajuda a ampliar os conhecimentos obtidos na graduação, o que certamente trará um cargo mais elevado em determinada empresa. Além de ser intitulada como curso de especialização, abrange também mestrado, doutorado e MBA.

Faça a escolha certa

Algumas pessoas acabam se prejudicando no momento de escolher a pós ideal, visto que na maioria dos casos, há carência de informações sobre determinado curso. Imagine só optar por uma especialização e acabar se arrependendo depois?

Logo, para que isso não ocorra, é preciso agir de maneira prática. A primeira etapa a seguir, antes de optar por qualquer que seja o curso de especialização, é buscar por informações completas sobre ele.

Isto significa reunir o número máximo de dúvidas e conseguir saná-las com base em pesquisas sobre a pós. Leia livros sobre a área que deseja se especializar, converse com pessoas mais experientes e próximas ou com amigos que já concluíram a pós ou que ainda estão estudando.

Como me decidir?

Para que não haja nenhum tipo de indecisão no momento da escolha e de como fazer a pós, reflita sobre alguns pontos importantes:

- Defina o principal motivo pelo qual você precisa fazer a pós;

- Converse com professores e profissionais da área;

- Opte pelo tipo mais adequado para você (Stricto Sensu ou Lato Sensu);

- Lembre-se que a especialização irá complementar seus conhecimentos;

- Pesquise bastante sobre a área que você deseja seguir;

- Procure conhecer os pontos fortes da instituição em que irá dar continuidade aos seus estudos;

- Escolha a instituição que possa lhe proporcionar melhor crescimento profissional.

Stricto Sensu ou Lato Sensu

É importante saber que há dois tipos de especialização e diferenças enormes entre elas.

Lato Sensu

A regra básica para poder participar de um curso Lato Sensu é ter concluído alguma graduação, independentemente da área. Os cursos de especialização dessa modalidade possuem uma carga horária de 360 horas, e têm como objetivo especializar o profissional em disciplinas referentes ao seu curso de graduação ou de áreas afins.

Um profissional que é graduado em Biblioteconomia pode, por exemplo, optar por uma pós em Produção Editorial. Esta é uma área pouco conhecida, mas que vem crescendo e oferecendo diversas oportunidades no mercado de trabalho.

É extremamente importante ressaltar que o aluno que optar por concluir a pós na modalidade Lato Sensu não receberá diploma, mas sim um certificado que comprova a conclusão do curso.

Stricto Sensu

Os cursos na modalidade Stricto Sensu possuem carga horária de 1.200 horas. Esse estilo de curso está restrito ao mestrado e ao doutorado com enfoque acadêmico, mas existem também os que direcionam para a área profissional.

Sendo assim, se você deseja ter uma carreira como pesquisador ou até mesmo professor universitário, opte pelo Stricto Sensu. Vale lembrar também que há possibilidades de lecionar em uma instituição de ensino superior com apenas um curso de especialização.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS