Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Vale do Sinos

Para conhecer Novo Hamburgo

Grupo de guias turísticos acaba de criar um roteiro para a cidade

O município nasceu e cresceu pela luta do seu povo, que manteve a prosperidade para se desenvolver. E foi no dia 5 de abril de 1927 que concretizou sua emancipação política. Assim, Novo Hamburgo completa, na próxima quarta-feira, seus 90 anos de história, de luta, de crescimento. Nove décadas da cidade que tanto avançou a ponto de se tornar um dos municípios gaúchos mais habitados depois do desenvolvimento da indústria do couro e do calçado. Inclusive, o primeiro lote colonizado foi pelo antigo povoado de Hamburger Berg. E o primor no seu trabalho foi tão grande que transformou a pequena cidade – hoje com pouco mais de 230 mil habitantes – na Capital Nacional do Calçado.

MUSEUS, TEMPLOS, PARQUES...

Mas as potencialidades da cidade vão além. De museus históricos a templos religiosos, de parques que valorizam o verde ao ambiente rural. Tudo isso faz parte de um município que tem muito a oferecer, porém não recebe a devida atenção. A partir desta problemática, um grupo de dez guias turísticos independentes resolveram buscar ofertas para os roteiros diversificados que o município oferece. “Existe o trabalho de turismo em Novo Hamburgo, o que não se tem é a comercialização direta destes serviços”, pontuou a guia Mara Sandra Peixe Pereira. “Um grupo espanhol solicitou um roteiro pela cidade. Então a oferta existe sim, mas em número menor. Queremos chamar atenção sobre o potencial atrativo que a cidade tem para outros municípios”, disse, observando que num roteiro sem o guia é possível observar o visual de Novo Hamburgo. No entanto, com o guia, além do visual, este público terá a história da cidade em mente. “As pessoas vão ser enriquecidas pela nossa história, que é muito rica e bonita”, completou Mara.

HÁ MUITO O QUE FAZER

A diretora de turismo do município, Rosi Fritzen, ainda pontua que existem muitos locais na cidade que os próprios hamburguenses não conhecem. “A nossa ideia é oferecer um serviço profissional de turismo regularmente, mostrando as potencialidades que temos na cidade”, disse. “Temos o roteiro, temos o transporte, só falta o público”, lamentou a guia de turismo Beatriz França. A guia Elaine Castro ainda afirma que os roteiros aumentam a oferta econômica da cidade. “Podemos ainda organizar roteiro com um pouco de cada atração. É possível personalizar”, garantiu.

Conforto e conteúdo - Os roteiros são realizados em veículos com ar-condicionado e com acompanhamento de um guia de turismo cadastrado pelo Ministério do Turismo. Se necessário, nos idiomas alemão, espanhol e inglês. As saídas são programadas com agendamento prévio.

Entre em contato - O desejo de conhecer a história e as potencialidades de Novo Hamburgo já é realidade. Os contatos para realizar o roteiro guiado é com a Central de Guias de Turismo de Novo Hamburgo pelo telefone/WhatsApp (51) 98441-1913, com Mara Sandra Peixe Pereira ou pelo e-mail turismo@novohamburgo.rs.gov.br.

O QUE VER

1. Centro Histórico da Cidade - O bairro de Hamburgo Velho é tombado nacionalmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Possui edificações antigas que, na sua linguagem arquitetônica, contam a história da cidade e os modos de viver da época. No bairro, é visitado o Museu Casa Schmitt-Presser, a Fundação Ernesto Frederico Scheffel, as Igrejas Três Reis Magos e Nossa Senhora da Piedade e o Museu Nacional do Calçado, entre outros casarios de valor histórico. Há uma parada para compras no Armazém Hamburgo Velho, onde os visitantes podem desfrutar de um delicioso café moído na hora e da tradicional Spritzbier, uma espécie de cerveja refrescante preparada pelos colonos alemães, feita com gengibre ou limão.

2. Monumento ao Imigrante - Monumento em homenagem ao Centenário da Imigração alemã na cidade. O local foi o primeiro lote colonizado no povoado de Hamburger Berg. Localiza-se na Sociedade Aliança de Novo Hamburgo.

3. Santuário das Mães - Capela e área verde para peregrinações, onde ocorre a Caminhada das Mães em maio, entre outros eventos religiosos. No local, pode ser apreciada uma bela vista da cidade.

4. Monumento ao Sapateiro - Homenagem aos operários das fábricas de calçados. A obra do artista Flávio Scholles, inaugurada em maio de 1979, representa a forma como os trabalhadores desempenhavam sua jornada semanal.

5. Centro da cidade - Visita às Igrejas da Ascensão, Comunidade Evangélica São Paulo e Catedral São Luiz Gonzaga; Praça do Imigrante e Praça 20 de Setembro; Teatro Paschoal Carlos Magno. Comércio calçadista e suvenires podem ser conferidos na Rua Magalhães Calvet e arredores, além do Bourbon Shopping.

6. Centro de Eventos e Negócios Fenac - Parque de Exposições e Eventos, onde ocorre a Fimec, as Feiras da Loucura por Calçados, a Feipet, a Construsul, a Mostratec, além de uma série de outros eventos. Durante a Feira da Loucura por Sapatos, os tours sairão da Fenac.

7. Parque Floresta Imperial - Parque municipal com área verde e de lazer. No Parque está o Monumento à Bíblia, uma homenagem a universalidade de credos, religiões e correntes religiosas.

8. Lomba Grande - Bairro rural de Novo Hamburgo, possui área de 156 quilômetros quadrados, perfazendo um total de dois terços da área do município. Lomba Grande também abrigou os primeiros imigrantes alemães que se instalaram na região e, atualmente, constitui-se num dos principais pontos de visitação da cidade, onde os atrativos naturais do bairro, junto aos empreendimentos voltados para o lazer e o turismo, atraem diversos visitantes. São hípicas, sítios de lazer e balneários que permitem aos turistas o desfrute de atividades ao ar livre, como cavalgada, turismo de aventura, contato com animais, recreação em piscinas, montanhismo, ciclismo e uma série de outras atividades.

 

  • Vista de Novo Hamburgo
    Foto: Suzana Pires/Divulgação
  • Fundação Scheffel
    Foto: Inézio Machado/GES
  • Interior da Catedral São Luiz Gonzaga
    Foto: Inézio Machado/GES
  • Santuário das Mães
    Foto: Inézio Machado/GES


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS