Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Dermatologia

Protetor solar não é só para praia ou piscina

Cuidado com a pele das crianças é fundamental durante o ano todo

Arquivo pessoal/Divulgação
Daniele adota cuidados diários com os filhos
O filtro solar na primeira infância é fundamental, pois cerca de 80% de toda radiação solar que se recebe durante a vida ocorre nos primeiros 18 anos de idade, conforme a Sociedade Brasileira de Pediatria. Crianças e adultos têm necessidades de proteção distintas. De acordo com Flávia Addor, especialista e mestre em dermatologia, a atenção dos pais com a proteção solar das crianças é fundamental e os cuidados devem ser constantes, não apenas quando estão na praia ou na piscina.

“Os pais costumam se lembrar do protetor solar apenas quando as crianças estão em situações de exposição direta ao sol”, afirma a especialista. Ela complementa que não é recomendado o uso de protetores em crianças abaixo de seis meses. “Já entre seis meses e dois anos, prefira os protetores específicos para essa faixa etária, resistentes à água e os hipoalergênicos”.

Hábito

A empresária Daniele Vogel Mombach, 33 anos, adota cuidados diários com a pele dos filhos, Manuela, de cinco anos, e Rafael, de 10 meses. No verão, ela mantém o hábito de aplicar o protetor no corpo deles, especialmente no período de 10 e 16 horas. “Se vai para escola, praça ou praia, é preciso passar o protetor”. Já no inverno, o protetor é usado no rosto da menina, e este ano será a vez de Rafael, que começou a receber o creme no corpo quando completou seis meses.

Quando usar

1 Locais abertos, como parquinho e quadra da escola

“É importante a aplicação antes de sair de casa e, caso haja atividades ao ar livre, orientar a criança a reaplicar de duas em duas horas nas áreas expostas, sob supervisão do professor ou responsável“. Como a infância é o período mais adequado ao aprendizado, a educação sobre o uso de protetores solares também é imprescindível. “Se o ensino é feito desde cedo, como escovar os dentes, a probabilidade de aprendizado é maior”, argumenta Flávia.

2 Situações recreativas, como esportes ao ar livre

A mestre em dermatologia afirma que, nestas situações, a exposição solar também é muito grande e o ideal é usar, além do protetor solar, roupas adequadas para a prática de esportes: “Em situações como esportes ao ar livre, nos quais as crianças suam muito, o retoque (reaplicar o protetor solar) é necessário. Além disso, a preferência por roupas que protejam dos raios ultravioleta são indicadas, como camisetas mais fechadas e bonés”. A dermatologista também alerta que existem, atualmente, roupas específicas, com tecidos com FPU (fator de proteção ultravioleta), que protegem do sol e podem ser encontradas em lojas especializadas.

3 Em dias nublados ou durante o inverno

Mesmo em dias sem sol ou durante a estação mais fria do ano, existe radiação solar de alto risco. A especialista alerta que até 60% dos raios podem atravessar as nuvens: “A insolação muitas vezes é negligenciada e o frio gera uma falsa sensação de proteção, aumentando ainda mais o risco de problemas futuros”.

4 Passeios escolares ou com a família, como piquenique e zoológico

A aplicação do protetor sempre deve obedecer ao fator mínimo de proteção: “Segundo o Consenso Brasileiro de Fotoproteção da Sociedade Brasileira de Dermatologia e de acordo com a Academia Americana de Dermatologia, o FPS mínimo deve ser 30, tanto para crianças como adultos. Além disso, os pais e responsáveis devem sempre lembrar das áreas mais escondidas do corpo, como orelhas, dorso de pés, testa e pescoço nas crianças com cabelos longos”, ressalta a dermatologista.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS