Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Saúde pública

Casos de depressão crescem quase 20% em 10 anos no mundo

Brasil apresenta a maior taxa da doença da América Latina

Os casos de depressão aumentaram quase 20% na última década, transformando-se na maior causa de incapacidade no mundo, alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS). O número de pessoas com depressão chegou em 2015 a 322 milhões, 18,4% a mais que em 2005, indica a organização. O Brasil apresenta a maior taxa de depressão da América Latina: cerca de 6% dos brasileiros são afetados pela doença e estima-se que 20 a 25% da população do País teve, têm ou terá um quadro de depressão em algum momento da sua vida. “O grande sofrimento físico e mental que a depressão causa poderá transformá-la, muito em breve, na doença mais incapacitante do mundo, o que reforça a necessidade de colocá-la como prioridade da lista de preocupações das políticas públicas de saúde”, observa o vice-presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), Jair Rodrigues Escobar.

A queda da produtividade e doenças vinculadas à depressão têm um alto custo global, que a OMS calcula em um trilhão de dólares por ano. “Uma pessoa deprimida acaba por ter várias funções avariadas, afetando, de forma negativa, seu humor, segurança, vaidade e força de vontade. Tudo contribui para gerar graves prejuízos para sua vida pessoal e profissional”, comenta Escobar.

O médico destaca que conversar sobre a depressão sem preconceito é uma ação benéfica e que contribui para que os doentes e seus familiares não adiem a busca por ajuda. “Pedir apoio pode ser a chave para se recuperar”.

 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS