Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Tecnologia
Segurança

Netflix vai parar de funcionar em Androids desbloqueados

App não descarrega mais para dispositivos com o chamado root, e mesmo os aplicativos já instalados podem parar de operar

Divulgação
Operadora internacional de tevê por streaming teria adotado nova medida por segurança e para proteger direitos autorais
Uma mudança anunciada internacionalmente pela Netflix pode atingir muitos usuários. O serviço de filmes por streaming deve deixar de funcionar para quem tiver dispositivos Android com o chamado Root, ou desbloqueio.

O Android, como outros sistemas, atribui ao usuário do dispositivo um nível de acesso que não é o máximo possível. Mesmo o dono do telefone não o acessa como administrador, ou seja, não tem todos os acessos de sistema. No Android, isso serve para manter o sistema mais seguro, já que impede que o usuário danifique sem querer alguma função básica. Porém, muitos usuários desbloqueiam este acesso com aplicativos especiais, que fornecem status de administrador. Assim, podem executar comandos normalmente não acessíveis, como deletar alguns aplicativos pré-instalados pelos fabricantes. Essa prática se chama Root.

Precisamente este grupo está na mira do Netflix. A partir de agora, o app para dispositivos móveis não descarrega mais da Google Play se o dispositivo estiver em root. Mesmo que o aplicativo já estivesse instalado, a tendência é que ele pare de funcionar em dispositivos desbloqueados.

O motivo da medida seria duplo. Oficialmente, trata-se de segurança, para evitar que o app seja executado em sistemas que não estão nas especificações padrão. Mas sites especializados também apontam que a Netflix provavelmente está tentando prevenir pirataria. Entre as ações que os usuários podem tomar em modo root está a desabilitação de DRM, ou sistema de proteção de direito autoral. 

Estima-se que a medida de cancelar o app para dispositivos com root possa atingir até um quarto dos usuários de móveis com Android. 

A maioria dos usuários não vai notar mudanças e não tem com o que se preocupar. A medida da Netflix só atinge usuários da prática de root. Se você nem sabia o que é isso, provavelmente não corre qualquer risco.


Tecnologia

por André Moraes
andre.moraes@gruposinos.com.br

André Moraes é editor de Tecnologia do Jornal NH. Sua experiência profissional inclui o jornalismo de divulgação científica, publicações técnicas e reportagem de tecnologia.

PUBLICIDADE

WEBTV

PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS