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Dos dez trens novos fora de circulação, cinco devem voltar a operar até junho

Trensurb ainda não tem previsão para retorno das demais composições

Gabriela Kirch/GES-Especial
Primeiro dos 15 trens novos passou na estação Fenac por volta das 15h30

Após confirmar que não cumprirá o prazo de liberar os novos trens para circulação, a Trensurb afirmou que cinco das dez composições devem voltar aos trilhos em junho. Um dos trens novos deve estar circulando neste final de semana. As outras quatro unidades devem passar ainda por processo de recuperação de motores de tração.

Quanto aos demais cinco trens da nova composição, a previsão do início das operações “depende das providências de certificação das caixas de graxa por instituições externas”.

O procurador Celso Tres, da Procuradoria da República em Novo Hamburgo, esteve reunido com representantes da Trensurb na tarde de hoje. Após o encontro, ele declarou à reportagem do Jornal NH que, "o número de problemas vai muito além do que se tinha originalmente". Conforme Tres, a Tresurb tem aplicado as multas sob o Consórcio, através de procedimentos administrativos referentes a multa contratual e outro referente ao atraso no cronograma ajustado.

A Trensurb também informou que uma reunião com os presidentes das empresas do Consórcio FrotaPoa (CAF e Alstom) está marcada para a próxima terça-feira (23), na sede da Trensurb. Segundo a empresa, será reiterado e exigido a tomada de providências para o encaminhamento definitivo das pendências operacionais, técnicas e definição de datas limites para a operação de todas as unidades de trens da série 200.

Conforme Celso Tres, pelo cronograma enviado ao MPF, a Trensburb e o Consórcio Frota POA informam que no dia 20 de maio seria entregue o último dos trens da série 200 após retrabalhos. Em 2016, de julho a dezembro, seriam oito. No primeiro trimestre deste ano seriam mais quatro. Em abril seria o 13º trem, restando para este mês (maio) os últimos dois (dias 1º e 20).

Entenda o caso

* O primeiro dos 15 trens novos passou a operar comercialmente em setembro de 2014.

* Em abril de 2016, a frota da série 200, que somou um investimento de R$ 243,7 milhões da companhia, foi retirada de circulação depois de um ano e dois meses de funcionamento.

* Foram detectados problemas nos rolamentos, o que ocasionou infiltração de água.

* Em maio do ano passado, o Ministério Público Federal (MPF) instaurou inquérito para apurar o caso e, desde então, vem cobrando da empresa pública agilidade na solução.

* A Trensurb atendeu às solicitações e apresentou justificativas razoáveis para o problema. E apresentou um cronograma de reparo, que para neste mês (maio) colocar em operações as novas composições.

* Em abril deste ano, alguns trens novos passaram a operar.

* Em abril deste ano, Celso Tres encaminhou a Trensurb um ofício onde pedia informações sobre o estágio atual das medidas adotadas para restabelecimento operacional da Frota Série 200; quantos trens foram reparados e quantos estavam em efetiva operação. Além disso, o ofício pedia o cronograma atualizado para execução do trabalho de substituição dos rolamentos e a previsão para retorno dos trens à operação comercial.


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