Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Hackers

Ransomware: como funciona o vírus que atacou 74 países

WanaCrypt0r 2.0 bloqueia os arquivos de um computador até o pagamento de um resgate

Arte Reprodução
Ataque digital provocou transtornos em mais de 70 países
O vírus WanaCrypt0r 2.0, que atingiu 74 países nesta sexta-feira (12/5), em um ataque hacker, é do tipo "ransomware", e bloqueia os arquivos de um computador até o pagamento de um resgate. Também conhecido como rogueware ou scareware, a maioria dos ransomware fica escondida dentro de documentos do Word, PDFs e outros arquivos normalmente enviados via e-mail ou por meio de uma infecção secundária em computadores já infectados por vírus que oferecem uma porta traseira para novos ataques. Além disso, o vírus pode acessar o PC através da internet, por meio de sites infectados com este tipo de malware.

Uma vez dentro de um PC, o ransomware acessa o servidor central para obter as informações necessárias para ativá-lo e, em seguida, começa a criptografar os arquivos no computador infectado, conforme explicou o jornal The Guardian. Uma vez que todos os arquivos são criptografados, ele envia uma mensagem solicitando o pagamento para descriptografá-los, e ameaça destruir as informações se não for pago. Para aumentar a pressão sobre os usuários, eles chegam a usar ainda um temporizador.

Segundo o Avast, um dos principais softwares de antivírus, para se prevenir, é preciso certificar-se de que todos os softwares em seu computador estejam atualizados, incluindo sistema operacional, navegador e qualquer plug-in de barra de ferramenta. Além disso, é preciso estar em dia com software antivírus e proteção firewall.

Entre os países atingidos pelo vírus está o Brasil, onde sites do governo caíram.


PUBLICIDADE

WEBTV

PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS