Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Em Canela

Hello, hello ao museu dos Beatles

Serra gaúcha possui o primeiro acervo fixo no País em homenagem à banda

Paul McCartney volta a Porto Alegre, com show no Beira-Rio em 13 de outubro. Mas enquanto seu Paul não vem, que tal ir à Serra gaúcha e visitar o primeiro museu fixo dos Beatles no Brasil? Sim, ele existe. Desde setembro de 2016, Canela abriga o Mágico e Misterioso, dedicado 100% ao quarteto de Liverpool.

Com mais de mil itens, a exibição fica em uma sala de 128 metros quadrados, em um prédio inspirado na arquitetura inglesa. E o mais bacana é que o idealizador do projeto, Andre Luis Trierveiler do Nascimento, 36 anos, é um grande fã da banda e, na maior parte das vezes, ele mesmo te recebe e bate um papo inicial, explicando como funciona a visitação.

Não espere um museu luxuoso ou imenso, mas um local com itens de diversos tamanhos, muitos deles raros, que ajudam a contar a história da banda. A exibição é em ordem cronológica e cada uma das cinco salas retrata uma era dos Beatles. Desde o nascimento de John, Paul, George e Ringo, os primeiros shows no Cavern Club, depois a explosão midiática nos EUA, o fim do grupo, em 1969, e as carreiras solo deles.

O mais interessante é perceber a evolução musical e pessoal dos quatro integrantes. Na medida em que você avança na visita, fica evidente o desenvolvimento artístico e as mudanças de rumos, a maior profundidade dos álbuns, músicas e letras. O local não é só pra fãs. Qualquer pessoa que curta música vai gostar de visitá-lo pra entender melhor esse fenômeno, que também está diretamente ligado à história da música e do pop/rock.

PRODUTOR DE BANDA COVER - Antes de inaugurar o museu, Andre já tinha construído um enorme acervo de itens dos Beatles. Desde 2009, ele é empresário e produtor da banda argentina cover Star Beatles. “A partir dai, além de usar o contato e viagens com eles, para ter mais acesso a itens ligados à banda, surgiram as oportunidades de expor o que eu possuía, em shoppings e hotéis. Como já conhecia o potencial turístico da Serra, isso me motivou e até mesmo encorajou a tirar o plano da cabeça e colocar em prática”, conta o fã.

PLANEJAMENTO DE 13 MESES - Desde que o local foi definido, foram 13 meses até a abertura do museu, segundo Andre. “A ideia não era somente dispor do acervo nos expositores, e sim que o museu passasse algo, alguma mensagem, para aquele que já gosta e curte a banda, consiga se surpreender, e aquele que pouco sabe ou não conhece (acredite, existem e são muitos) entenda a grandiosidade da obra dos Fab-Four”, comenta o proprietário.

ACERVO - Todos fãs, antes de se tornarem fanáticos (no bom sentido), contam em algum momento da vida com o empurrãozinho de alguém, quando criança ou adolescente, para curtir alguma banda. Com Andre, a iniciação aos Beatles veio pelo seu padrinho e tio, irmão de sua mãe. “Ia passar férias (com ele) e escutávamos Queen e Beatles. Lembro muito bem de ouvir repetidas vezes Radio Ga-Ga, Hey Jude e Let It Be”, comenta. Já fã, Andre passou a colecionar itens de sua banda favorita. O boom veio com o contato com a banda Star Beatles. “Aí, minha coleção aumentou muito. Devo possuir hoje mais de 3 mil itens ou até 5 mil, realmente nunca parei pra relacionar, muito menos contar, mas sei que somente fitas K-7’s tenho mais de mil, pois em uma viagem a Buenos Aires comprei 500 em uma compra única”, revela. No museu estão pouco mais de mil. O restante em sua casa.

SERVIÇO

MUSEU BEATLES CANELA:

Local: Avenida Ernani Kroeff Fleck, 521, Sala 01, Canela.

Contato: (49) 99967-6130

Site: Facebook.com/MuseudosBeatles


PUBLICIDADE

WEBTV

PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS