Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
XYZ
Quadrinhos

Romântico e misterioso, Corto Maltese está de aniversário nas HQs

Personagem de Hugo Pratt estreou em 10 de julho de 1967

Reprodução
Corto Maltese, herói dos quadrinhos criado por Hugo Pratt em 1967
O misterioso Corto Maltese está de aniversário. Foi em 10 de julho de 1967, cinquenta anos atrás, que o quadrinista italiano Hugo Pratt publicou a primeira história do personagem. Com o traço elegante e econômico de Pratt, Corto era um aventureiro do mar, um capitão que percorria vários países, no início do século 20. 

Romântico e enigmático, Corto Maltese era abertamente inspirado nos livros de Joseph Conrad, escritor que havia se especializado, justamente, em retratar aventureiros meio amargos e misteriosos, frequentemente às voltas com profundos dilemas morais. Corto não era um herói propriamente dito, mas tinha altos valores éticos, o que o levava a defender amigos e causas perdidas. Enfrentava bandidos, piradas e contrabandistas, embora frequentemente ele mesmo às vezes agisse à margem da lei, quando achasse que o governo local era corrupto ou não merecia respeito.

Sobretudo, Corto tinha o traço sensacional de Hugo Pratt, que misturava lirismo com elegância. 

Se você nunca leu, procure em português clássicos como A Balada do Mar Salgado ou Concerto em O Menor para Harpa e Nitroglicerina. Corto Maltese também ganhou versão animada.


XYZ

por André Moraes
andre.moraes@gruposinos.com.br

Assim como na tradicional coluna semanal de variedades do jornal ABC Domingo, o XYZ fala de cinema, tevê, quadrinhos, nostalgia e assuntos da cultura pop em geral. Informação e curiosidades com um toque de humor.

PUBLICIDADE

WEBTV

PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS