Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Motores
Motores

Novo EcoSport chega com preço inicial de R$ 73,99 mil

Além de facelift, SUV recebe novo interior, novos motores e câmbio automático tradicional na linha 2018

  • Novos faróis de xenon e com luzes diurnas com maior luminosidade; grade e para-choques também foram reformulados no EcoSport
    Foto: Adair Santos/GES-Especial
  • Novo sistema de rebatimento dos bancos traseiros permitiu aumentar o volume do porta-malas de 356 para 1.178 litros
    Foto: Adair Santos/GES-Especial
  • Novo Ford EcoSport chega ao mercado custando de R$ 73,99 mil a R$ 93,99 mil
    Foto: Adair Santos/GES-Especial
  • Materiais emborrachados substituem plásticos secos no painel e, no console central, há dois porta-USB com potência de 2 amperes, garantindo recarga mais rápida para o smartphone
    Foto: Adair Santos/GES-Especial
  • EcoSport tem novos motores: 1.5 de três cilindros (137 cv com álcool e 130 cv com gasolina) e 2.0 de quatro cilindros com injeção direta (176 cv com álcool, 2 cv a menos que no Focus, e 170 cv com gasolina)
    Foto: Adair Santos/GES-Especial

Criador do segmento de SUVs compactos no Brasil, em 2003, o Ford EcoSport recebe facelift, novos motores e câmbio automático tradicional com conversor de torque. O carro chega ao mercado por preços que vão de R$ 73,99 mil a R$ 93,99 mil.

O modelo está sendo apresentado em Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana de Recife, nesta terça-feira (25). São 85 carros disponíveis para os mais de 100 jornalistas brasileiros e colombianos. O test-drive ocorre na paradisíaca orla pernambucana.

Por fora, são novos os faróis (agora em xenon e com luzes diurnas com maior luminosidade), a grade e os para-choques. Na traseira, apenas o para-choque é novo, enquanto as lanternas seguem com o mesmo design.

Por dentro, a renovação é maior: novo painel, novos cluster e volante (esses dois últimos são os mesmos do Focus). O pequeno computador de bordo foi substituído por uma imponente e moderna tela touchscreen de 8", que fica posicionada de forma central e "flutuante". Saídas de ar centrais e botões de regulagem do ar-condicionado têm novo design. Mas não é só isso: os novos componentes do sistema de ar-condicionado garantem maior potencia de refrigeração e conforto térmico.

O acabamento interno também melhorou: materiais emborrachados substituem plásticos secos no painel. No console central, há dois porta-USB com potência de 2 amperes, garantindo assim recarga mais rápida para o smartphone.

O preço da versão de entrada SE aumentou R$ 1,19 mil, mas o carro ganhou R$ 5 mil em equipamentos, como por exemplo sete air bags, controles de tração, estabilidade e sistema anticapotagem, destaca a Ford.

A topo de linha Titanium ganhou até R$ 10 mil em equipamentos, mas teve o preço reduzido em 710 reais, custando agora R$ 93,99 mil. Vem com o tão desejado teto solar elétrico, além de interior em dois tons: preto na parte superior do painel e bege na inferior, mesma cor dos bancos em couro. Os assentos dianteiros, aliás, são novos e mais largos, segurando melhor o corpo nas curvas. O novo sistema de rebatimento dos bancos traseiros cria uma superfície plana, aumentando o volume do porta-malas de 356 l para 1.178 l. Ao todo, há 20 porta-objetos espalhados pelo interior. Grade frontal com controle ativo contribui para melhorar a aaerodinâmica.

Em termos de segurança, são 7 air bags de série desde a versão de entrada SE. O sistema anticapotagem e controles de tração e estabilidade são novidades quanto à segurança ativa. Câmera de ré, sensor de estacionamento e monitoramento de ponto cego ajudam o motorista em manobras e no trânsito intenso das grandes cidades.

Novos motores 1.5 e 2.0

Debaixo do capô, há novidades interessantes: as opções de motor 1.5 de três cilindros (137 cv com álcool e 130 cv com gasolina) e 2.0 de quatro cilindros com injeção direta (176 cv com álcool, 2 cv a menos que no Focus, e 170 cv com gasolina). Ou seja: novo ânimo no desempenho e na economia.

Outra boa notícia: o câmbio automático de dupla embreagem Powershift, que apresentou muitos casos de lentidão nas trocas, exigindo constantes visitas à concessionária para remapeamento do software, sai de cena e dá lugar ao automático tradicional com conversor de torque de seis marchas, da mesma família utilizada no Fusion. As marchas agora podem ser trocadas manualmente por meio de borboletas atrás do volante, sistema mais prático que os minúsculos botões antes situados junto à manopla de câmbio.

Gerente de Engenharia, Klaus Mello destaca a tecnologia do novo piloto automático, que além do controle de cruzeiro permite delimitar a velocidade máxima para evitar multas. "Melhorias na suspensão ampliaram a estabilidade e reduziram a aspereza", garante ele. O para-brisa laminado aumenta o silêncio a bordo.

Mais de 1 milhão de unidades produzidas

Diretor de Vendas, Marketing e Serviços da Ford, Antonio Baltar Jr. destaca a história de sucesso do modelo, que chega primeiro ao Brasil e só no ano que vem aos Estados Unidos e Europa. Já foram produzidas mais de 1 milhão de unidades na América do Sul. No Brasil, desde 2003 foram vendidas 600 mil unidades. Deste total, 200 mil unidades são da nova geração, lançada em 2012. As vendas do carro global ocorrerão em 140 países.

O editor Adair Santos viajou a convite da Ford

Os preços

SE 1.5 manual: R$ 73,99 mil

SE 1.5 com câmbio automático: R$ 78,99 mil

Freestyle 1.5 manual: R$ 81,49 mil

Freestyle 1.5 com câmbio automático: R$ 86,49 mil

Titanium: R$ 93,99 mil

Fonte: Ford


Motores

por Adair Santos
abcmotores@gruposinos.com.br

Gasolina na veia - O tricampeão de Fórmula 1 Nelson Piquet sempre alardeava que nas suas veias não corria hemoglobina, e sim gasolina. Uma anomalia genética que atinge milhões de pessoas no mundo e, pelo jeito, não tem cura. Jornalista há 15 anos, Adair Santos é um desses anormais que literalmente respiram tudo que diz respeito a veículos. Editor do caderno Motores, que circula semanalmente às quartas-feiras no Jornal NH, Jornal VS e Diário de Canoas, é apaixonado por carros, motos e aviões - ou seja, tudo o que tem motor, exceto a maquininha de obturação do dentista. Motores invade a rede - Os carros recém-lançados, aqueles protótipos bizarros que talvez nunca cheguem às ruas, dicas úteis sobre veículos e testes exclusivos. Além da versão impressa, que circula semanalmente às quartas-feiras no Jornal NH, Jornal VS e Diário de Canoas, agora as notícias sobre veículos contam com este importantíssimo espaço virtual para serem divulgadas. Não deixe de participar mandando sugestões e, quem sabe, até um flagrante fotográfico de um veículo que ainda está em fase de testes e futuramente vai ser fabricado no Brasil. Eu e minha máquina - Se você tem orgulho da sua máquina, seja ela um carro antigo ou novo, motocicleta, um triciclo ou até bicicleta, envie sua foto. Junto, informe seu nome completo e idade, cidade onde reside, telefone para contato, marca, modelo, ano de fabricação do veículo e desde quando tem ele na garagem. Mas atenção: não vale mandar só a foto do carro ou moto, você também tem que aparecer na imagem. Então, mãos à obra: passe uma cera na lataria, um gel no cabelo e faça o registro fotográfico.

PUBLICIDADE

WEBTV

PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS