Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Alceu Feijó

Fatos & Lembranças

Leia artigo de Alceu Feijó

Alceu FeijóAlceu Feijó é jornalista

feijonh@gruposinos.com.br

Praça Victor Hugo Kunz - Hamburgo Velho e seus ex-moradores estão paulatinamente chamando os hamburguenses para reuniões em locais históricos e representativos da cultura de Novo Hamburgo. No último sábado, o local escolhido para um encontro saudoso foi na Rua Mauá – que bem poderia se chamar Praça Victor Hugo Kunz – criada depois que a estação de trem de Hamburgo Velho foi desativada e sumida, com seu trilhos e um enorme aparelho que servia para retornar a locomotiva em direção a Porto Alegre. Um equipamento importado. Hoje está lá, um local com uma alusão ao grande Victor Hugo Kunz, o saudoso Charuto.

Encontros - Como não consegui ir ao local, foram minha filha Tuti e a esposa, dona Ieda, que lá encontraram o passado de Hamburgo Velho nas amigas da dona Ieda. Foram elas: Norma Lux, Hedi Thoen, Nestor Thoen, Catia Thoen... O leitor já viu que, com exceção da Norma Lux, as demais eram parentes da dona Ieda. A Norma, com a minha idade, sempre foi uma jovem destacada, porque dois de seus irmãos jogavam no Esperança e se igualavam em desempenho com o lendário Geada. Ernesto Lux, recentemente falecido, completava com o Geada uma das duplas dianteiras de maior destaque no Estado. Geada foi para o Grêmio e Colorado, depois Novo Hamburgo.

O grupo de alemoazinhas de Hamburgo Velho, formado pelas jovens senhoras citadas, concorria com as alemoazinhas de Novo Hamburgo numa guerra de beleza que ia aos extremos de carreteadas provocativas. Era um momento de beleza, onde os Feijós da vida tinham poucas oportunidades para fazer parte do grupo. Foi com grande esforço e gentilezas, e cartas diárias, que consegui furar o bloqueio ariano. O que não aconteceu com o goleiro Nilson Sperb, que furou o bloqueio casando com uma jovem Kunz. Terminou o meu espaço, mas as lembranças continuam.


PUBLICIDADE

WEBTV

PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS