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5 passos

Saiba como você pode manter o cérebro jovem e saudável

Ter uma dieta bem elaborada, fazer tarefas de modo diferente do habitual e aprender novas habilidades ajudam a manter o cérebro jovem e saudável

Muito se discute sobre atividades físicas e a importância que possuem para uma vida saudável, mas você sabia que o cérebro também precisa ser exercitado? O principal órgão do corpo humano funciona como um centro de controle e é responsável por nossas emoções, memória e linguagem, além de várias outras responsabilidades. Para mantê-lo ativo e jovem, é possível realizar algumas atividades e exercícios que podem colaborar para a diminuição de distrações, maior concentração e melhorar o aprendizado.

Confira alguns desses hábitos

1) Tenha uma dieta bem elaborada e executada: a alimentação pode ser um ponto chave para a cognição. De acordo com Diogo Círico, nutricionista da Growth Supplements, há muitas empresas vendendo a ideia de que existem nutrientes e alimentos que deixam as pessoas mais inteligentes, mas isso não é verdade. O que eles podem fazer, na verdade, é ajudar algumas atividades cerebrais. Há evidências de que o desempenho mental pode melhorar após a ingestão de alimentos fonte de carboidratos ou glicose. Os benefícios estão ligados a memória de curto prazo e com outros aspectos relativos ao processamento rápido de informações, atenção, e habilidade matemática.

O consumo de proteínas de qualidade é indispensável. Podem influenciar na fabricação de neurotransmissores. Alimentos como aves, frutos do mar, laticínios, nozes e grãos são fontes relativamente ricas de triptofano, um aminoácido essencial encontrado na maioria dos alimentos que contém proteína. Suplementos de triptofano são utilizados para ajudar a conciliar o sono como antidepressivos e na síndrome pré-menstrual, segundo o nutricionista. “a administração desse aminoácido abranda os efeitos do estresse psicológico”, explica.

2) Aprenda novas habilidades: essa prática pode até paralisar a deterioração do cérebro. A BBC realizou um programa chamado How to Stay Young, com pessoas com mais de 60 anos cujo objetivo era praticar tênis de mesa. Eles descobriram que o esporte teve um efeito poderoso. Em alguns casos observou-se até um aumento no córtex cerebral, parte mais desenvolvida do cérebro humano, responsável pela capacidade de produzir e entender a linguagem, pensamento e raciocínio.

O estudo também notou que quando eles começavam um hobby que testava os reflexos e a coordenação entre mãos e olhos, havia um estímulo no cérebro para criar novas conexões neurais. Outros estudos mostram, por exemplo, que aprender um instrumento musical envolve várias áreas do cérebro ao mesmo tempo, incluindo coordenação motora e exercita o corpo caloso, estrutura que conecta o hemisfério direito e esquerdo.

3) Memorize: para melhorar a capacidade de memorização, você pode fazer caminhos alternativos para ir para o trabalho, por exemplo. Dessa forma o seu cérebro será obrigado a memorizar aspectos novos como paisagens e cheiros. Isso ativa diversas áreas ao mesmo tempo. Outro exercício divertido é tentar decorar algum tipo de lista, como aquelas feitas no supermercado.

4) Faça atividades físicas: sim, isso também faz parte da lista de como manter o cérebro jovem e saudável. A prática de exercícios é negligenciada quando há muitas tarefas para serem concluídas, mas organize-se para que isso não aconteça. O exercício reduz o nível de estresse que o cérebro fica exposto e aumenta o fluxo de oxigênio, sangue e nutrientes.

5) Faça atividades diferentes da sua rotina: sair do piloto automático e fazer atividades de modo diferente é uma ótima forma de criar novas conexões cerebrais e potencializar outros sentidos. Experimente escovar os dentes com a mão que você não está acostumado e fechar os olhos para realizar algumas atividades como tomar banho e vestir-se,


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