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Unisinos Day Run

Avaliação médica é o primeiro passo para começar a correr

Orientação profissional é fundamental para a prática correta do exercício

Arquivo/GES
Na edição deste ano da Unisinos Day Run, atletas poderão percorrer trajetos de 3 km, 5 km ou 10 km, nas categorias feminino e masculino

Correr traz uma série de benefícios, tanto físicos como mentais. Melhora os níveis de colesterol e a capacidade cardiovascular e pulmonar, reduz a gordura corporal, deixa os ossos mais fortes, permite noites de sono mais tranquilas, alivia o estresse e as tensões do dia a dia. Mas, para começar a praticar, não basta apenas calçar o tênis e sair por aí querendo participar da primeira maratona que aparecer. Uma avaliação médica é fundamental antes de qualquer coisa. Somente após exames específicos para analisar se não há nenhuma condição de risco para a prática esportiva, é que se pode saber se a corrida está liberada ou não. Depois, o indicado é procurar um profissional de educação física, que orientará a prática correta do exercício a partir das avaliações feitas pelo médico. “O ideal é começar com a caminhada. Mas não existe receita para todos, cada um tem seu perfil. Se tem sobrepeso, histórico de lesões, algum outro problema de saúde, diabetes, pressão arterial, para cada um haverá um tipo de treinamento”, destaca o professor de atletismo Jorge Teixeira, do curso de Educação Física da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Ele alerta, ainda, para o uso inadequado de aplicativos de corrida, que indicam série de treinamentos para corridas. Afinal, são programas que consideram um modelo de pessoa, sem levar em conta características específicas de cada um. “O ideal é a personalização. Não somos máquinas, o ser humano é muito mais complexo que isso”, enfatiza.

Com tudo certo para começar a correr, a frequência de treinos vai depender do tempo disponível de cada pessoa, mas o ideal é praticar no mínimo três vezes por semana. Quem almeja de início encarar uma prova de três quilômetros, distância de um dos percursos da Unisinos Day Run, que ocorre no dia 30 de julho, em São Leopoldo, deve começar com uma caminhada lenta e ir gradativamente evoluindo para uma corrida lenta. “Até que consiga correr os três quilômetros sem sofrimento. A atividade física deve ser prazerosa”, observa Teixeira. Segundo o professor, o melhor é correr em lugares planos e em contato com a natureza, cercado por ar puro.

Serviço

O quê: Unisinos Day Run

Onde: Unisinos, câmpus São Leopoldo (Avenida Unisinos, 950)

Quando: 30 de julho, domingo

Horário: 9 horas - largada 3 km; 9h40 - largada 5 km e 10 km

Percursos: 3 km, 5 km e 10 km

Premiação: por categoria de idade e geral (masculino e feminino), com medalha para todos que completarem o percurso. Troféu para os cinco primeiros colocados na geral em cada distância e medalhão para os três primeiros colocados nas categorias por idade.

Retirada do kit: 28 (sexta-feira) e 29 de julho (sábado), na Lojas Radan (Rua Independência, 809 - Centro, São Leopoldo)

Inscrições já esgotadas

Patrocínio Master: Unisinos

Apoio: Academia Arion Fitness, Airton Zagonel Corretora de Seguros, CrDiementz, Equipe Center, Fármaco Ativo, Fonte da Lomba, Intensidade Máxima, Net Claro, Objetiva, Radan, Rissul, Unimed e Young Dias Lauxen & Lima

Promoção: Jornal VS

Realização: Eventos Grupo Sinos


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