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Motores
Lançamento

Novo Audi Q5: ele dirige por você no engarrafamento

SUV oferece sistema Traffic Jam Assist, capaz de assumir o controle da direção em velocidades de até 65 km/h

Rio de Janeiro - Mais leve, mais moderno e cheio de tecnologias semiautônomas, como o sistema Traffic Jam Assist, capaz de assumir a direção em congestionamentos a velocidades de até 65 km/h. A segunda geração do Audi Q5 desembarca no Brasil em setembro, importada do México, por R$ 244,9 mil na versão Attraction. Já a intermediária Ambiente sai por R$ 274,99 mil e, a topo de linha Ambition, por R$ 292,99 mil. O esportivo SQ5 chega em novembro com motor V6 de 354 cv.

O SUV de luxo foi apresentado à imprensa especializada no último dia 17, na Barra da Tijuca, zona sul do Rio. Combinar um motor potente e um sistema de transmissão quattro, que distribui a força nas quatro rodas, conforme a necessidade, é uma ótima receita para obter prazer em dirigir com muita segurança. O Traffic Jam Assist, porém, é um opcional disponível apenas na versão topo de linha, dentro do pacote Assistance Tour, que também agrega Controle de Cruzeiro Adaptativo e Active Lane Assist, custando R$ 12,6 mil. Já o pacote Audi Side Assist traz o Exit Warning, Assistente de Tráfego Reverso e Pre sense traseiro, saindo por R$ 6,5 mil. Com todos esses equipamentos, o valor sobe para R$ 312,09 mil.

O Q5 é um best-seller mundial: são mais de 1,6 milhão de unidades vendidas desde 2008, das quais 3,5 mil unidades emplacadas no Brasil desde 2009. Por fora, impressiona pelas linhas modernas e pelo porte – o modelo cresceu e agora tem 4,66 m de comprimento, 1,66 m de altura e 1,89 m de largura. O espaço para quem vai atrás é ótimo graças aos seus 2,82 m de entre-eixos. São novos os faróis, a grade singleframe e as lanternas. Por dentro, cativa pelo excelente espaço e qualidade dos materiais, dignos de um legítimo alemão.

Viagem a convite da Audi

Assistência ao motorista e sistemas de segurança

Com seus sistemas de assistência ao motorista, também se mantém no topo de seu segmento com uma ampla variedade de recursos de alta tecnologia.

Traffic Jam Assist: Em termos de inteligência, representa um passo adiante no que diz respeito à condução autônoma. O Traffic Jam Assist – disponível no pacote opcional Assistance Tour – assume a direção em trânsito congestionado com velocidades de até 65 km/h.

Active Lane Assist: o Active Lane Assist ajuda a manter o carro em sua faixa. Alertas avisam o motorista quando a distância para outro veículo ultrapassa os limites para que a troca de faixa seja feita com segurança. Há, ainda, o Assistente de Tráfego Reverso, Side Assist, Exit Warning Assist e Pre Sense Traseiro disponíveis no pacote Audi Side Assist.

Aerodinâmica

O SUV se destaca em termos de aerodinâmica: o coeficiente de arrasto (cd) é de 0,30 graças também ao teto aerodinamicamente otimizado. O nível de ruído é excepcionalmente baixo e as vibrações não interferem no conforto, proporcionando boa acústica interna.

Design

São novos os faróis Full LED com luzes de setas dinâmicas, a grade Singleframe e as lanternas, que a partir da Ambition têm luzes direcionais dinâmicas. A traseira em queda, lembrando o formato cupê, aumenta a esportividade. As rodas são 18” na versão Attraction, 19” na Ambiente e 20” na Ambition.

Abertura inteligente do porta-malas

Nas ocasiões em que o motorista está carregando compras nas duas mãos, o sistema hands-free (disponível a partir da versão Ambiente) permite abrir e fechar o porta-malas apenas passando o pé sob o para-choque, como se estivesse dando uma rasteira. A tampa é acionada por um motor elétrico. O volume de 550 l aumenta para 610 l com uma menor reclinação do assento traseiro. O banco traseiro é tripartido e traz ajuste do ângulo de encosto. Com os bancos rebatidos, o total chega a 1.550 l.

Motor turbo de 252 cv

Acelerar o Q5 gera boas descargas de adrenalina. O motor 2.0 TFSI produz 252 cv e 37,75 kgfm de torque. Como essa força está disponível já a 1.600 rpm, não é preciso pisar muito para o carro ‘‘estilingar’’. São apenas 6,3 s para acelerar de 0 a 100 km/h, enquanto a máxima é de 237 km/h, segundo dados da Audi. A eficiente transmissão de dupla embreagem S-tronic de sete marchas é decisiva para este desempenho, pois atua com rapidez e linearidade. O 2.0 substitui o 3.0 V6 (272 cv e 40,8 kgfm de torque), que levava o modelo de 0 a 100 km/h em 5,9 s e permitia atingir 234 km/h.

Transmissão S-tronic

As três versões contam com o câmbio S-tronic de sete velocidades. Como tem dupla embreagem, faz trocas de marchas quase instantâneas. O motorista pode fazer as mudanças por meio da alavanca ou de shift paddles (borboletas) atrás do volante. Para maior economia de combustível, o câmbio oferece uma função roda-livre, além de contar com o sistema Start-Stop 2.0.

Outro diferencial tecnológico é a tração integral permanente quattro com tecnologia ultra, que distribui a força para as quatro rodas conforme a necessidade. O sistema desengata o eixo traseiro quando não é necessário e o reativa automaticamente assim que exigido. O novo conceito aumenta a eficiência sem reduzir a dinâmica do veículo, mantendo a mesma aderência, controle, estabilidade e segurança.

Modos de condução

O veículo combina com precisão características muito diferentes: é esportivo e ao mesmo tempo confortável. As bases para isso são a recém-desenvolvida suspensão de cinco links e a nova direção eletromecânica, bastante leve. Seis modos de condução podem ser selecionados por meio do Audi Drive Select: Off-road, Comfort, Efficiency, Dynamics, Auto e Individual.

Operação intuitiva

A operação do novo Q5 é intuitiva, marcada por três novidades. O terminal MMI no console central atua como principal elemento de controle. Além dos sistemas de entretenimento e informação, o MMI plus com navegação possui tela de 8,3’’ e botão rotativo com touchpad integrado, que reconhece letras escritas à mão, bem como gestos familiares para consumidores habituados com eletrônicos, como o gesto para dar zoom.

A lógica de operação do sistema MMI é baseada na hierarquia linear usada nos smartphones atualmente, oferecendo características como busca inteligente de texto. A nova função de controle de voz também reconhece aspectos usados na linguagem coloquial. Como terceiro nível operacional está o volante multifuncional.

Audi Connect

Para se conectar à Internet, o usuário deve inserir um cartão SIM de qualquer operadora no sistema MMI. Recursos como o Google Street View, por exemplo, podem ser visualizados em todas as perspectivas, além de importar os resultados de buscas para o veículo.

Audi Virtual Cockpit

O Audi Virtual Cockpit estreou no TT, em 2015, e foi aos poucos integrando outros modelos. Agora, chega ao primo Volkswagen Polo, que será lançado em novembro. Pelas possibilidades de configuração, pelo alto brilho e grafismos modernos, reinventou o conceito de painel de instrumentos. É por isso que está à frente de seu tempo. Dessa forma, o Virtual Cockpit, de série nas versões Ambiente e Ambition, apresenta gráficos brilhantes em sua tela de alta resolução com 12,3’’. O motorista pode escolher dois pontos de vista – uma versão clássica com grandes indicadores circulares ou uma progressiva, na qual o mapa de navegação ou listas sejam predominantes.

 

VERSÕES E PREÇOS

Attraction - R$ 244,99 mil

Desde a versão de entrada Attraction, o novo Q5 traz uma extensa lista de equipamentos de série. Entre os destaques estão o Audi Drive Select, ar-condicionado automático, bancos dianteiros com ajuste lombar, computador de bordo com display colorido, controle de cruzeiro com limitador de velocidade, sensor de luz e chuva, volante multifuncional, sistema de monitoramento dos pneus, faróis com ajuste automático de altura, auto hold, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, Audi Smartphone Interface, Audi Connect e sistema de navegação.

Ambiente - R$ 274,99 mil

A Ambiente acrescenta a esse pacote ar-condicionado de três zonas, bancos dianteiros esportivos e com memória para o do motorista, Audi Virtual Cockpit, teto solar panorâmico Open Sky, porta-malas com abertura e fechamento elétricos e sistema hands free, assistente de estacionamento Parking Assist e ignição por botão Keyless Entry.

Ambition - R$ 292,99 mil

Já a Ambition traz, ainda, pacote de luzes internas customizáveis, faróis Full LED, lanternas em LED com indicação dinâmica, assistente de farol alto, frisos decorativos e longarina de teto na cor preta. Há dois pacotes opcionais, disponíveis apenas para a topo de linha:

Audi Side Assist: traz Exit Warning, Assistente de Tráfego Reverso e Pre Sense Traseiro. Preço: R$ 6,5 mil

Assistance Tour: acrescenta controle de cruzeiro adaptativo, Active Lane Assist e Traffic Jam Assist. Preço: R$ 12,6 mil


Motores

por Adair Santos
abcmotores@gruposinos.com.br

Gasolina na veia - O tricampeão de Fórmula 1 Nelson Piquet sempre alardeava que nas suas veias não corria hemoglobina, e sim gasolina. Uma anomalia genética que atinge milhões de pessoas no mundo e, pelo jeito, não tem cura. Jornalista há 15 anos, Adair Santos é um desses anormais que literalmente respiram tudo que diz respeito a veículos. Editor do caderno Motores, que circula semanalmente às quartas-feiras no Jornal NH, Jornal VS e Diário de Canoas, é apaixonado por carros, motos e aviões - ou seja, tudo o que tem motor, exceto a maquininha de obturação do dentista. Motores invade a rede - Os carros recém-lançados, aqueles protótipos bizarros que talvez nunca cheguem às ruas, dicas úteis sobre veículos e testes exclusivos. Além da versão impressa, que circula semanalmente às quartas-feiras no Jornal NH, Jornal VS e Diário de Canoas, agora as notícias sobre veículos contam com este importantíssimo espaço virtual para serem divulgadas. Não deixe de participar mandando sugestões e, quem sabe, até um flagrante fotográfico de um veículo que ainda está em fase de testes e futuramente vai ser fabricado no Brasil. Eu e minha máquina - Se você tem orgulho da sua máquina, seja ela um carro antigo ou novo, motocicleta, um triciclo ou até bicicleta, envie sua foto. Junto, informe seu nome completo e idade, cidade onde reside, telefone para contato, marca, modelo, ano de fabricação do veículo e desde quando tem ele na garagem. Mas atenção: não vale mandar só a foto do carro ou moto, você também tem que aparecer na imagem. Então, mãos à obra: passe uma cera na lataria, um gel no cabelo e faça o registro fotográfico.

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