Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Reconhecimento

O Cinema que se faz por aqui foi destaque em Gramado

'Temporal' e 'Mãe dos Monstros', curtas selecionados para a Mostra Gaúcha em Gramado, têm a região em suas imagens e na produção

Eduardo Nozari
Equipe de Temporal na Sociedade Aliança
A 45ª edição do Festival de Gramado mostrou que a região tem potencial artístico para surpreender nos cinemas. Dois curtas gaúchos gravados na região foram destaques da Mostra Assembleia Legislativa e dois hamburguenses saíram com troféus. De um lado, Temporal, de Gabriel Honzik, gravado em Novo Hamburgo, e Mãe dos Monstros, de Juliana Zanim de Paula, gravado em Campo Bom. 

Honzik e Carine Wallauer, de Novo Hamburgo, receberam os prêmios de Melhor Roteiro e Melhor Fotografia, respectivamente, por Temporal, que ainda angariou o prêmio de Melhor Edição de Som. A história do curta acompanha o sonho de uma garota relembrando suas experiências na piscina de um clube, no caso, da Sociedade Aliança. Com pouco mais de 13 minutos, a produção foi feita basicamente sem orçamento e com muita dedicação da equipe que produziu o curta. 

"Temporal é um ensaio sobre a habilidade de visitar uma memória antiga, uma memória ligada a um lugar – um clube de natação, onde os visitantes costumavam fazer festas, mas nos dias de hoje nada realmente acontece por lá. O conceito foi criado a partir de uma história contada por minha mãe, quando ela costumava nadar no mesmo clube que o filme foi gravado", comenta Honzik. "A ideia central do Temporal era ser um filme que passe uma sensação mais do que contar uma história. É sobre a corrosão do tempo sobre as coisas que passam e não voltam mais apesar das ruínas permanecerem", explica o diretor e roteirista do curta. 

O processo de gravação durou pouco mais de dois meses e a edição e finalização do curta levaram mais 6 meses até sua conclusão. Quando soube da premiação, Honzik se surpreendeu com a escolha do júri. "Foi uma surpresa enorme, ainda mais pelo caráter experimental do filme. Confesso que o prêmio de fotografia não foi uma surpresa tão grande, porque a diretora de foto, Carine Wallauer, é incrivelmente talentosa e conseguiu imprimir todo o sentimento necessário para o curta. Por ser um festival mais tradicional, eu fico bastante surpreso e feliz por ter recebido os prêmios, principalmente o de roteiro. Mas foi incrível", comenta.

Longe de Novo Hamburgo, em viagem, o diretor prepara seu novo projeto, um longa-metragem que já está em processo de roteirização. E segue na vontade de apresentar Temporal na região. "Quanto mais exibições a gente puder fazer dele, melhor. Ainda mais em Novo Hamburgo."

Julia Zanin de Paula
MÃE DOS MONSTROS - Crédito

Monstros em Campo Bom

Exibido na mostra gaúcha e nacional de curtas, em Gramado, Mãe dos Monstros veio parar na região por uma série de coincidências. E, de acordo com o diretor de arte, Sandrinho das Candongas, o resultado saiu melhor do que o esperado. "Nós precisávamos gravar cenas externas e dentro de um circo que estava em Porto Alegre. Mas antes de começarmos a gravar, o dono do circo avisou que estavam partindo para Campo Bom. Acabou que lá, a locação (ao lado da pista de bicicross) ficou melhor do que o esperado", destaca Sandrinho. 

"Tivemos um apoio importante da prefeitura que nos cedeu as acomodações da pista como camarim, auxiliou com a iluminação pública no local. Foram dois dias intensos de gravação onde fomos bem recebidos", comenta o diretor de arte. A produção também conto com o apoio de um restaurante local que providenciou a alimentação para 50 pessoas, incluindo técnicos e atores. "Foi uma experiência muito boa e ainda nos trouxe um resultado final melhor do que o esperado."



PUBLICIDADE

WEBTV

PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS