Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Novo Hamburgo

Ninguém segura essa gurizada na Olimpíada Escolar

Rugby-Tag foi a modalidade disputada nesta quinta-feira

A Olimpíada Escolar de Novo Hamburgo realmente está sendo um sucesso. O envolvimento dos alunos das três redes de ensino da cidade é um alento para o esporte da região, que em um prazo curto deverá revelar novos talentos em diversas modalidades. Durante a quinta-feira, o Rugby-Tag foi disputado no Colégio Estadual Senador Alberto Pasqualini. Os jogos ocorreram nas categorias sub-13, sub-15 e sub-17, masculino e feminino.

Sob o olhar de profissionais do Brummers, equipe de Novo Hamburgo da modalidade que disputa importantes competições do cenário estadual e nacional, a garotada mostrou que vem evoluindo a cada edição da Olimpíada. Responsável técnico pelas partidas e atleta da equipe hamburguense, Diogo Farezin de Almeida, 25 anos, elogiou o nível dos alunos durante a competição. “Essa gurizada está muito bem. A cada ano eles estão evoluindo e as partidas estão cada vez mais perto das que são apresentadas nas categorias principais que temos no Brummers, como juvenil e adulta. Estão passando bem a bola, trabalhando o passe. Está sendo um jogo bem mais tático”, garantiu Farezin.

Juarez Machado/GES
Meninas mostraram muita qualidade técnica nas jogadas

Por que TAG?

Para evitar o contato mais intenso entre a garotada durante a competição, a modalidade é chamada de Rugby-Tag. De acordo com Diogo Farezin, desta maneira a integridade física dos jovens é preservada. “Como é rúgbi escolar a gente não pode introduzir direto o rúgbi de contato neste campeonato. São colocadas duas fitinhas nas laterais da cintura. Tirou a fita tem que parar o jogo, e logo em seguida ele é reiniciado. É uma forma de parar o ataque para que não exista o contato físico entre eles. O esporte tem muito contato físico, então a gente acaba primando muito pelos valores, que são respeito, integridade e solidariedade. Se for um confronto sem valor pelo adversário pode acabar machucando alguém com gravidade”, explicou.

Bruno Colombo/GES-Especial
Tamara Flores Cavalheiro e Caroliny da Paz Machado, do colégio Getúlio Vargas

Getúlio Vargas é referência

Uma das escolas que vem se destacando na modalidade é a Getúlio Vargas. Na Olimpíada Escolar, só não venceu na categoria sub-13 masculino. As alunas Tamara Flores Cavalheiro e Caroliny da Paz Machado, ambas com 13 anos, já são “experientes” no esporte e foram campeãs nas categorias sub-13 e sub-15 feminino. “Conheci o esporte através do colégio. Cheguei na escola e não fazia muitos esportes. Me mostraram o rúgbi eu gostei e comecei a disputar campeonatos.

Já jogo há dois anos. Quando eu tiver mais idade quero ser atleta da modalidade. Participei do futebol e xadrez nas olimpíadas, mas no rúgbi acho que me saí melhor”, garantiu Tamara. Já Caroliny disse que não gostava do esporte, mas foi pegando gosto. Porém, não tem vontade de seguir profissionalmente no rúgbi. “Há três anos, quando implataram o rúgbi, eu não gostava, não fazia questão de jogar. Mas daí a gente foi para um mini campeonato e fomos até a final, acabamos ficando com o vice. No ano passado fomos com cinco times e todos foram campeões. A escola (Getúlio Vargas) virou referência. O pessoal do Brummers vai uma vez por semana lá para nos dar algumas dicas e ensinar a jogar. Mas mesmo assim, não tenho interesse em seguir jogando”, disse a garota, que venceu na categoria sub-13 e sub-15.

Resultados

Sub-13 Feminino

1º Getúlio Vargas

2º Martha Wartenberg

3º Presidente Prudente

4º Machado de Assis

Sub-13 Masculino

1º Martha Wartenberg

2º Machado de Assis

3º Getúlio Vargas

4º Presidente Prudente

Sub-15 Feminino

1º Getúlio Vargas

2º Martha Wartenberg

3º Monteiro Lobato

Sub-15 Masculino

1º Getúlio Vargas

2º Martha Wartenberg

3º IENH

4º São João


PUBLICIDADE

WEBTV

PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS