Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Novo Hamburgo

Junto com a quentinha, grupo entrega carinho e atenção a moradores de rua

Trabalho voluntário do Luz da Rua mobiliza pessoas da região em prol de um mundo mais solidário

Em Novo Hamburgo e cidades vizinhas, um grupo de pessoas tem se mobilizado para compartilhar o que há de melhor neles. Munidos de muita boa vontade no coração e de mantimentos em uma Kombi, nove pessoas saíram pelas ruas de Novo Hamburgo na fria noite de terça-feira para distribuir marmitas quentinhas, café passado e artigos de vestuário, além de cobertores a quem apenas tem o céu como teto. E isso é apenas uma parte dos cerca de 25 que se envolvem no trabalho voluntário Luz da Rua, que desde 2014 vem dando atenção aos moradores das ruas no Vale.

Na casa de um dos integrantes, na beira da BR-116, no Rincão, pelas 20 horas, parte do pessoal chega e vai logo arrumando os donativos, como roupas e calçados, e carregam na Kombi. Na sequência, seguem para a casa de outra participante, no Floresta, em Estância Velha, onde prepararam as 40 quentinhas com arroz, feijão e carne, e o café para a missão daquela noite. E, por último, vão rumo ao Centro de Novo Hamburgo, onde tudo começa. A primeira parada é logo na esquina da Joaquim Nabuco com a Nações Unidas.

Gabriel Guedes/GES-Especial
Quentinhas são distribuídas por voluntários a moradores de rua em Novo Hamburgo

Ação começou há três anos

Segundo o coordenador do Luz da Rua, Léo Barreto, o trabalho se iniciou em 2014, quando se teve a ideia de distribuir cachorros-quentes aos moradores de rua de Novo Hamburgo. “Mas quando chegou o inverno, resolvemos fazer as marmitas mesmo, com sopão ou carreteiro. Mas aprendemos a utilizar as caixas de leite quando vi que em Porto Alegre outros grupos estavam usando e como a comida ficava quente por muito tempo.”

No começo, a ação chegou a cidades como São Leopoldo e Sapucaia do Sul, mas o tempo das pessoas do grupo estava mais escasso. “Muitos trabalham de manhã cedo. Então acabamos restringindo a atuação. Mas quando não distribuímos tudo por aqui, vamos também a São Leopoldo.” Conforme Léo, o Luz da Rua é integrado por voluntários de várias profissões. O primeiro atendido na terça foi um idoso, sem meias, que dormia sob uma marquise. Ele recebeu roupas quentes, a marmita e café. “Está ótimo. É muito bom”, retribuiu de imediato.

Quem quiser saber mais sobre o Luz da Rua - inclusive como ajudar -, pode acessar na internet facebook.com/grupoluzdarua. As caixas de leite, fundamentais para as quentinhas, tem o apoio também do Rotaract Novo Hamburgo, que as recebe na Klaudiu’s Móveis para Escritório (Rua Rincão, 131, no Bairro Operário) e encaminha ao grupo.


PUBLICIDADE

WEBTV

PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS