Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Comemoração

OAB celebra 190 anos do Direito com programação para advogados da região

Subseção de Novo Hamburgo tem mais de 2,5 mil profissionais

Karina Sgarbi/GES-Especial
Subseção Novo Hamburgo da OAB foi criada em 1973
Implantado no Brasil pelo imperador Dom Pedro I no ano de 1827, o curso de Direito completa quase dois séculos nesta sexta-feira (11), na data que celebra também o Dia do Advogado. Na visão da presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Subseção Novo Hamburgo (OAB/NH), Regina Abel, trata-se de um momento especial, de valorização da profissão. “Preparamos uma série de eventos de lazer e palestras, para fazer a celebração durante todo o mês”, afirma.

Instalada em Novo Hamburgo, a regional da OAB abrange um total de nove cidades do Vale do Sinos, oferecendo apoio e capacitação. “A OAB é uma extensão da casa e do escritório do advogado. No ano passado, por exemplo, inauguramos uma sala para quem ainda não tem escritório fazer atendimentos. Assim, podemos proporcionar dignidade aos jovens que estão no início de seu exercício profissional”, destaca Regina.

Nos 190 anos da instalação do primeiro curso de Direito, a presidente da OAB/NH comenta os desafios da profissão. “Hoje, eu penso que a profissão é mais desafiadora, porque há mais de 100 mil advogados só no Estado. Mas a própria Constituição diz que advogado tem papel essencial para a Justiça”, diz.

Três décadas dedicadas à profissão de advogada

Karina Sgarbi/GES-Especial
Regina Abel é a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Subseção Novo Hamburgo (OAB/NH)
Regina é advogada há três décadas e se orgulha ao falar da profissão em que se graduou, em 1987, na Unisinos. A vida profissional, entretanto, começou um ano antes, com estágio no escritório do advogado Adalberto Alexandre Snel. Em 1990, abriu o próprio espaço e, desde então, atua nas áreas de direito de família e sucessão, além de prestar assessoria empresarial. “Sou apaixonada pelo Direito e também tenho um carinho muito grande pela OAB”, relata.

Aos 58 anos de idade, ela está à frente da OAB/NH com o intuito de valorizar a entidade e promover o altruísmo entre os profissionais, na gestão que irá se estender até o ano que vem. “Sou uma pessoa muito preocupada com a sociedade, eu não vivo só a minha vida, me importo com tudo ao meu redor”, comenta.

Programação

Hoje - Show da banda Jota Quest, no Pepsi On Stage, às 21 horas

15 de agosto - entrega de novas carteiras, na sede da OAB/NH, às 16 horas, e 1ª aula do curso de Direito tributário, no auditório da OAB/NH, às 19 horas

17 de agosto - Palestra gratuita Compliance: a importância para o mundo corporativo e o papel do advogado, no auditório da OAB/NH, às 19 horas

22 de agosto - 2ª aula do curso de Direito tributário, no auditório da OAB/NH, às 19 horas. Às 19h30, ocorre o evento OAB na Universidade, no salão de atos da Feevale

27 de agosto - Jogos e churrasco na Sociedade Ginástica Novo Hamburgo, às 8 horas

28 de agosto - Curso do Portal do Processo eletrônico, na Unidade Trend, em Porto alegre, às 9 horas

29 de agosto - 3ª aula do curso de Direito tributário, no auditório da OAB/NH, às 19 horas.

Inauguração de salas da ordem nos fóruns de Campo Bom e Novo Hamburgo e na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) hamburguense

São mais de 2,5 mil advogados na região

Criada em 1973, a subseção Novo Hamburgo da OAB abriga hoje cerca de 2,5 mil advogados nas cidades de Novo Hamburgo, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Lindolfo Collor, Morro Reuter, Presidente Lucena e Santa Maria do Herval. Além do apoio geral e oferta de cursos variados para os profissionais, a entidade também atua na fiscalização ética do ofício. Uma comissão, com 12 conselheiros titulares e 12 suplentes é responsável por analisar as reclamações recebidas com relação a atitudes antiéticas cometidas pelos advogados. “É aqui que o processo disciplinar é instaurado, com prazo para que o profissional se defenda, para a instrução e, depois, o remetimento para o Tribunal de Ética”, explica Regina.

Outra frente de atuação da ordem é com relação ao que se passa na sociedade brasileira. “A OAB está sempre não só cuidando dos seus associados, mas também em tudo o que se passa no País. A atuação não se dá apenas na defesa dos interesses dos seus pares, mas de todos os cidadãos. Sempre que houver alguém que não tenha seus direitos respeitados, a OAB estará lá”, pontua.


PUBLICIDADE

WEBTV

PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS