Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Pela região

Um roteiro para a vida rural

Passeio de um dia permite que visitantes conheçam sete empreendimentos em Picada Café

Motivos não faltam para visitar a cidade dos lírios, na Encosta da Serra Gaúcha. Da natureza exuberante, como a dos altos da localidade do Morro Hansen, onde avista-se parte do município, passando pela presença da cultura germânica até render-se aos encantos da deliciosa gastronomia. É isso que o turista pode apreciar no roteiro rural “Sabores e Café da Colônia”, de Picada Café, lançado oficialmente na quarta-feira desta semana para autoridades, empresários e imprensa.

Para conhecer todo o roteiro dessa cidade de aproximadamente 5,5 mil habitantes, basta reunir dez pessoas. O visitante conhecerá sete empreendimentos, passando pelas localidades de Morro Bock, Lichtenthal, Floresta, Morro Hansen, Centro e Joaneta. O passeio, feito com transporte próprio em um dia, começa com um café da manhã na Tenda 208. Depois há degustação de chás na propriedade Um Chá para Ti, seguindo para o almoço (galinhada) no Morro do Vento. À tarde, tem a visitação ao Parque Municipal, onde o turista ganhará um cuca. A programação continua com degustação de cerveja na Stein Haus e encerra com café colonial no Espaço Bem Estar. A visitação leva um dia inteiro, começando por volta das 8h30 e finalizando às 16h30. O valor por pessoa é de 80 reais no pacote básico. Nos empreendimentos também há produtos para comprar.

“O turista vai ter uma boa experiência. Picada Café é bonita e encantadora. E nossos sabores são com carga de nossos antepassados. Queremos deixar as pessoas felizes, pois somos receptivos”, diz o coordenador do roteiro, o empresário Ricardo Fritsch.

DIVERSIDADE - O engenheiro agrônomo da Emater Picada Café, Rafael Hoss, salienta que o visitante terá a diversidade contemplada neste passeio, tanto na área gastronômica como cultural. Ele explica que a Emater mobilizou os donos dos empreendimentos. Uma turismóloga da Emater fez o levantamento nas propriedades para montar o roteiro, buscando pessoas que não concorriam entre si, mas tinham atrativos para os visitantes.

A secretária de Turismo, Indústria e Comércio, Cleri Spindler, salienta que o município tem potencial turístico. Embora não tivesse sido lançado oficialmente, ela diz que já havia procura pelo roteiro. “A expectativa do município é realmente mostrar nosso potencial”, comenta.

EMPREENDIMENTOS

Espaço do Bem Estar - O casal Hoffmann, a professora Lurdes e seu esposo Venâncio, recebe os visitantes com café colonial, com pães, chimias, cucas, café, queijos, linguiças, entre outros. Em ocasiões especiais, os dois também preparam almoço, com ingredientes da propriedade. Redes contrastam com a parede natural. O local, em três hectares do distrito de Joaneta, é para quem quer descansar sem barulho.

Contatos: (54) 3285-1861; (54) 9 9103-3329 e 9 9197-3775

email: hofflurdes5@gmail.com

Tenda 208 - O nome da tenda refere-se ao quilômetro da BR-116. O local tem lanches, sucos, cafés, bebidas, artesanato, brechó e objetos feitos pelo próprio dono do empreendimento. A decoração é super colorida e música não falta. É nesse empreendimento que os turistas são recepcionados com café da manhã.

Contato: (51) 9 8017-2519

Um Chá para Ti - Clarice e Roberto Rohr mostram os chás da propriedade familiar. São 100 espécies, com 30 tipos de chás desidratados. É possível degustar um chazinho e ainda comprar óleos essenciais. Ah! Não perca a oportunidade de vislumbrar as paisagens no deck de madeira localizado junto ao espaço de degustação.

Contatos: (54) 9 9137-7009 e 9 9164-9243

email: clarice_rohr@outlook.com

Cucas e cooperativa - No Parque Histórico Jorge kuhn, o visitante pode visitar dois empreendedores. A agricultora Loreci Beulke (foto) prepara bolachas, pães e cucas no forno de barro. Já no armazém do parque, estão expostos os produtos da cooperativa Coopernatural. Sucos, geléias, entre outros podem ser apreciados nesse local histórico.

Contatos: (51) 9 9214-0696 (cucas) (54) 3285-1646 (cooperativa)

email: coopernatural@coopernatural.com.br

Morro do Vento - Na propriedade rural é possível praticar atividades ao ar livre, como caminhadas, voo livre, mountain bike, rapel, além de contemplar a natureza. Ainda há venda de artesanato de Maria Elisabete Wittmann, a mãe do proprietário do local, Rafael Ruppenthal. Para decolar de paraglider é preciso ser autorizado por um órgão de voo livre. No roteiro sabores e café da colônia, esse é o local onde os visitantes almoçarão.

Contato: (54) 9 9131-4150

email: morrodovento@gmail.com

Stein Haus - A primeira cervejaria do Brasil com produção 100% orgânica e sustentável. Os grãos de produção orgânica ficam por conta de agricultores familiares da Serra gaúcha. O visitante poderá degustar cerveja. A casa foi assentada pedra por pedra, com utilização de ferramentas manuais, como castilhador, marreta e o ponteiro. As pedras foram recolhidas no meio das roças.

Contatos: (51) 9 8445-6450 e 9 9294-2828

  • O casal Hoffmann recebe os visitantes com café colonial, com pães, chimias, cucas, café, queijos, linguiças, entre outros
    Foto: Susi Mello/GES-Especial
  • Morro do Vento oferece uma série de atividades
    Foto: Susi Mello/GES-Especial
  • A agricultora Loreci Beulke prepara bolachas, pães e cucas no forno de barro no Parque Jorge Kuhn
    Foto: Susi Mello/GES-Especial
  • Coopernatural vende sucos, geleias, entre outros produtos no Parque Jorge Kuhn
    Foto: Susi Mello/GES-Especial
  • Stein Haus é a primeira cervejaria do Brasil com produção 100% orgânica e sustentável
    Foto: Susi Mello/GES-Especial
  • Tenda 208, onde criatividade e sabores se misturam
    Foto: Susi Mello/GES-Especial
  • Clarice e Roberto Rohr, do Um Chá para Ti, mostram os diferentes tipos de ervas
    Foto: Susi Mello/GES-Especial
  • Vista da propriedade do Morro do Vento
    Foto: Susi Mello/GES-Especial


PUBLICIDADE

WEBTV

PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS