Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Palestra

Espiritualidade pode ser aliada na cura de doenças, diz coordenador de Medicina da Feevale

Cléber R.A. da Silva aborda o tema na aula magna do curso

Juarez Machado/Juarez Machado/Divulgação
Cleber Ribeiro Alvares da Silva, é o coordenador do curso de Medicina da Feevale
Pesquisas apontam maior índice de saúde mental e de adaptação ao estresse entre as pessoas que valorizam a espiritualidade. Esse tema será abordado pelo coordenador do Curso de Medicina da Universidade Feevale, Cleber Ribeiro Alvares da Silva, na aula magna nesta terça-feira (8), no Teatro Feevale, às 14 horas. Ingressos gratuitos devem ser retirados hoje na universidade.

Espiritualidade pode melhorar a saúde?

Sim, é possível. Em princípio, pessoas que têm crenças, espiritualidade, são fisicamente mais saudáveis. Isso devido ao seu estilo de vida mais equilibrado que adotam. Elas têm a tendência a serem otimistas, a terem esperança e a serem obstinadas em tempos difíceis. É sabido por exemplo, que o tabagismo, o alcoolismo, etc, estão inversamente relacionados à religiosidade.

Como ela pode ser aplicada na medicina?

A espiritualidade de uma maneira geral capacita emoções positivas como perdoar, esquecer, superar, a ter esperança, otimismo e resiliência. Com isto, mudanças fisiológicas favoráveis podem ocorrer no corpo, como níveis de hormônios adequados e funcionamento do sistema nervoso mais equilibrado. Por exemplo, o efeito da espiritualidade sobre o cortisol e as catecolaminas, é favorável, pois os diminui. Com isso, a pessoa tem maior defesa à infecções e, potencialmente, protegida de muitas doenças .

O que evidencia a eficácia da fé na saúde?

Há pesquisas que mostram maior índice de saúde mental e de adaptação ao estresse entre as pessoas que valorizam a espiritualidade. Isto devido ao estilo de vida mais equilibrado que adotam .Inclusive, por isso, elas utilizam menos os serviços de saúde. Outros estudos, como os de Neumann e Peeples, de 2001, concluíram que a espiritualidade pode acrescentar de 7 a 14 anos na expectativa de vida.

Por que tratar esse tema em uma aula?

Os humanos são ainda seres inacabados. Continuamos francamente evoluindo e buscando um significado de nossa existência. Transcender é buscar significado e a espiritualidade é um desses caminhos. A espiritualidade faz parte da integralidade humana e é tão importante como os aspectos físicos, emocionais e sociais. A escolha desse tema, creio eu, foi mostrar aos acadêmicos a multidimensionalidade do ser humano.

Quais doenças podem ser tratadas?

Os aspectos inerentes da espiritualidade em si, potencialmente, podem trazer benefícios a um grande número de pacientes, em praticamente as doenças. Isso pode beneficiar também as estruturas de saúde, pois pode ajudar a economizar em hospitalização, mas a prática religiosa não substitui a médica. Como o ser humano é multidimensional, todo os aspectos de sua condição devem ser considerados, como a espiritualidade, os sociais, os psicológicos e o físicos. Negligenciar um destes aspectos faz mal à saúde.

Quais as dicas para aplicar a fé?

O médico ou outro profissional da saúde não devem impor sua fé, ou falta dela, ao paciente. Eles precisam respeitar a individualidade e a crença do paciente, além de ter sólido conhecimento dos aspectos psicossociais e biológicos das doenças. Devem levar em consideração a multidimensionalidade dos seres humanos e não esquecerem de abordar nenhum de seus aspectos, pois isto traria ruído na relação de bem assistir o paciente.


PUBLICIDADE

WEBTV

PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS