Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Universidade

Ecofeira une alimentação saudável e informação em São Leopoldo

Projeto incentiva a produção local e o consumo de alimentos orgânicos, além de estimular a preservação do meio ambiente

Toda quarta-feira, há cerca de um ano, o agricultor Francisco Klein, 63 anos, oferece hortaliças fresquinhas cultivadas no sítio da família no corredor central da Unisinos São Leopoldo, em frente ao Instituto Humanitas Unisinos (IHU). “Tem alface, couve, espinafre, rúcula, tempero”, cita ele, orgulhoso da produção. Ao lado de Klein, a agricultora Camila Kauer, 28 anos, vende pães, bolos e cucas caseiros, enquanto a dona de casa Sirlei Martins Furmann, 65 anos, comercializa os shitakes cultivados por ela e o marido, e a integrante da Cooperativa Muito + Limpo Regina Aparecida Lima da Silva, 50 anos, traz ao público velas, sabão e produtos de limpeza feitos com óleo de cozinha reciclado. Os quatro fazem parte da Ecofeira Unisinos, que, além da feirinha de produtos orgânicos, inclui atividades voltadas para a conscientização ecológica. “São ações que buscam incentivar o respeito ao meio ambiente e valorização do consumo saudável”, destaca Marilene Maia, coordenadora do Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos (Observasinos), vinculado a Unisinos.

O objetivo do projeto coletivo, que une produtores locais e entidades parceiras, é se tornar alternativa para uma alimentação mais saudável na região, promovendo espaços de informação sobre a produção e o consumo orgânico de alimentos. A Ecofeira ocorre sempre às quartas-feiras, das 10 às 18 horas.

Oficinas

A programação abrange exibição de filmes sobre a temática e oficinas diversas. No próximo dia 6, o encontro será com a bióloga Denise Schnorr, abordando os usos de plantas medicinais que auxiliam no relaxamento. “O foco principal é mostrar a identificação correta das plantas”, destaca. Todas as espécies vegetais citadas durante a oficina fazem parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao Sistema Único de Saúde (SUS). “Quanto mais natural e orgânica, mas seguro será o uso”, afirma. Além disso, Denise enfatiza o cuidado na hora da colheita para que não aconteça de forma predatória. “É importante manter sempre o respeito ao meio ambiente, colhendo sempre somente o necessário”, ensina.

A programação da Ecofeira está disponível no site www.ihu.unisinos.br.


PUBLICIDADE

WEBTV

PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS