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Fit ganha facelift e controle de tração

Linha 2018 passa a contar também duas novas cores, com preços oscilando entre R$ 58,7 mil e R$ 80,9 mil

O aguardado facelift do Fit vem acompanhado de mais segurança. A partir de agora, todas as versões do monovolume da Honda contam com o sistema VSA (Vehicle Stability Assist) com controle de tração e estabilidade e com sistema HSA (Hill Start Assist) de assistência de partidas em rampas, evitando que o carro desça por alguns instantes quando o motorista tira o pé do freio em subidas.


A linha 2018 traz novo design frontal e traseiro, bem como luzes diurnas de rodagem e lanternas em LED, além de faróis em LED na versão EXL. Outra novidade é a configuração Personal, que se soma à DX, LX, EX e EXL. São oferecidas transmissões manual na DX e CVT nas demais – com simulação de sete marchas na EX e na EXL.


Todas as versões trazem duas tonalidades inéditas: o branco estelar perolizado e o azul boreal (metálico). Também compõem a gama o branco tafetá (sólido), o prata platinum e cinza barium (metálicas) e o preto cristal (perolizado). A garantia do modelo é de três anos, sem limite de quilometragem.

Renovação visual

O conceito Crossfade Monoform, que marca a terceira geração do Fit, recebeu importantes aprimoramentos. Traz novos para-choques, de desenho mais encorpado, e grade frontal redesenhada, bem como novos faróis e lanternas. Ganha também luzes de rodagem diurnas em LED, que mudam de posição de acordo com a versão: na DX, LX e EX, são localizadas na parte inferior do para-choque – de série na EX e disponível como acessório para a DX e a LX –, enquanto a EXL traz o sistema de iluminação integrado aos faróis Full LED, exclusivos da configuração, que permitem uma visibilidade superior à noite e agregam requinte.


Lanternas

As inéditas lanternas com iluminação em LED também acendem na região das colunas traseiras, aumentando a visibilidade e a segurança e são item de série em todas as versões. Além disso, oferecem o sistema de sinalização em frenagens de emergência ESS (Emergency Stop Signal) que, em frenagens bruscas, piscam automaticamente e de forma rápida e intermitente para alertar os condutores que vêm atrás, minimizando o risco de colisões traseiras.


Versões EX e EXL ganham borboletas para troca de marchas

As configurações EX e EXL passam a contar com a simulação de trocas de marchas (7 velocidades), por meio de borboletas atrás do volante, trazendo mais controle para o condutor em uma condução mais esportiva, nas versões com transmissão CVT (Continuously Variable Transmission - Transmissão Continuamente Variável). A LX, EX e EXL trazem a transmissão CVT com conversor de torque e uma grande abrangência de relações, o que melhora a força de tração em baixas velocidades, proporcionando uma resposta mais rápida, aceleração linear e economia de combustível. A DX tem transmissão manual de cinco velocidades, com engates curtos e precisos.


Motor 1.5 de 116 cv

O propulsor segue o mesmo. Toda a linha é equipada com o 1.5 i-VTEC FlexOne, com controle eletrônico variável de sincronização e abertura de válvulas. Criada pela Honda, a tecnologia i-VTEC varia o tempo e a profundidade de abertura das válvulas para obter maior eficiência em diferentes regimes de rotação. Assim, oferece bom desempenho e economia de combustível segundo o Conpet, recebendo nota A na categoria e, quando combinado com a transmissão CVT, ganha A na classificação geral. Com etanol, gera 116 cv de potência a 6.000 rpm e 15,3 kgfm de torque a 4.800 rpm. Com gasolina, esses números são de 115 cv a 6.000 rpm e 15,2 kgfm a 4.800 rpm.

Os preços

DX: R$ 58,7 mil

Personal CVT: R$ 68,7 mil

LX CVT: R$ 70,1 mil

EX CVT: R$ 75,6 mil

EXL CVT: R$ 80,9 mil

Valores adicionais para pintura metálica (990 reais) e especial (R$ 1,29 mil)


Versões e conteúdos

DX

Desde a versão iniciaL DX, o Fit traz de série ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos em todas as portas, regulagens de altura e profundidade da coluna de direção, além de variados porta-objetos espalhados pelo interior, dentre outros equipamentos. A novidade é que agora incorpora o banco do motorista com regulagem de altura de série. Tanto a DX quanto a LX trazem sistema de áudio AM/FM 2DIN com bluetooth e entrada USB. A configuração LX ainda agrega acabamento do painel, portas e volante na cor prata, controle de áudio no volante e painel de instrumentos azul e branco.

Personal

Como o próprio nome sugere, a versão Personal é uma opção que traz a possibilidade de personalização de conteúdo. Equipada com transmissão CVT, oferece, de série, o VSA com HSA e ESS, controle de cruzeiro, retrovisores com luz indicadora de direção, lanternas em LED e ajuste de altura do banco do motorista, além de painel Bluemeter. Vem, ainda, com os equipamentos comuns a todas as configurações, como ar-condicionado, direção elétrica MA-EPS, vidros elétricos e travas elétricas em todas as portas e volante com regulagem de altura e profundidade. A Personal traz, como principal atrativo, seu posicionamento de preço pensado em um público que busca opção com valores incluídos em isenção fiscal, aliado à possibilidade de adquirir um pacote adicional composto por jogo de rodas aro 15’’ e sistema de áudio, que ativa equipamentos pré-instalados, como os alto-falantes, controle de áudio no volante, sistema HFT por bluetooth e câmera de marcha à ré com multivisão.

LX

Agrega os novos faróis de neblina

EX CVT

Adota o mesmo painel bluetooth, câmera de ré com três ângulos de visão (panorâmica, normal e superior), entradas auxiliares e USB. O sistema HFT (Hands Free Telephone), posicionado junto ao volante, possibilita o atendimento de uma ligação por meio da conexão sem fio juntamente com a função de viva-voz. Todas as versões com bancos em tecido ganham uma nova padronagem para a linha 2018, enquanto a EXL traz assentos revestidos em couro.

EXL

Passa a oferecer uma nova central multimídia de 7’’ que traz navegador integrado e conectividade com o sistema Apple CarPlay e Android Auto. Tem manuseio semelhante ao de um tablet, permitindo a operação intuitiva de mapas do sistema de navegação nativo, ou do Waze (por meio do Android Auto), além de reproduzir música via bluetooth, por dispositivos portáteis, ou de serviços de streaming (conexões bluetooth, Android Auto ou Apple CarPlay). Vem com navegador integrado e a visualização da câmera de ré com três ângulos e aviso de distância por cores, com indicação de ponto máximo para abertura do porta-malas. Nessa versão, o sistema de áudio traz dois tweeters nas colunas frontais, enquanto o volante tem comando de voz, para operação das funcionalidades dos sistemas Android Auto e Apple CarPlay. Outra novidade da versão é a adoção de retrovisores externos rebatíveis eletricamente. Além disso, a EX e a EXL incorporam novidades como ar-condicionado digital automático – com painel touchscreen para regulagem de temperatura e intensidade. Essas configurações recebem, ainda, um descansa-braço central com revestimento em couro, volante com paddle-shifts e vidros elétricos com função um toque para motorista e passageiro da frente. O equipamento de áudio da EXL é composto por rádio AM/FM e CD player com visor LCD de Cruise Control, setas nos retrovisores externos e volante revestido em couro com controles do piloto automático.


Motores

por Adair Santos
abcmotores@gruposinos.com.br

Gasolina na veia - O tricampeão de Fórmula 1 Nelson Piquet sempre alardeava que nas suas veias não corria hemoglobina, e sim gasolina. Uma anomalia genética que atinge milhões de pessoas no mundo e, pelo jeito, não tem cura. Jornalista há 15 anos, Adair Santos é um desses anormais que literalmente respiram tudo que diz respeito a veículos. Editor do caderno Motores, que circula semanalmente às quartas-feiras no Jornal NH, Jornal VS e Diário de Canoas, é apaixonado por carros, motos e aviões - ou seja, tudo o que tem motor, exceto a maquininha de obturação do dentista. Motores invade a rede - Os carros recém-lançados, aqueles protótipos bizarros que talvez nunca cheguem às ruas, dicas úteis sobre veículos e testes exclusivos. Além da versão impressa, que circula semanalmente às quartas-feiras no Jornal NH, Jornal VS e Diário de Canoas, agora as notícias sobre veículos contam com este importantíssimo espaço virtual para serem divulgadas. Não deixe de participar mandando sugestões e, quem sabe, até um flagrante fotográfico de um veículo que ainda está em fase de testes e futuramente vai ser fabricado no Brasil. Eu e minha máquina - Se você tem orgulho da sua máquina, seja ela um carro antigo ou novo, motocicleta, um triciclo ou até bicicleta, envie sua foto. Junto, informe seu nome completo e idade, cidade onde reside, telefone para contato, marca, modelo, ano de fabricação do veículo e desde quando tem ele na garagem. Mas atenção: não vale mandar só a foto do carro ou moto, você também tem que aparecer na imagem. Então, mãos à obra: passe uma cera na lataria, um gel no cabelo e faça o registro fotográfico.

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