Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Tecnologia
Polêmica

Analista da JPMorgan compara bitcoin a fraudes de pirâmide

Especialista diz que criptomoeda funcionaria baseada apenas na própria expansão, sem realmente agregar valor

Stock Xchng
Bitcoin, moeda criptografada virtual. Ele não tem existência física, a moeda acima é um modelo criado para ilustração, incorporando o logotipo
Em mais uma polêmica cercando o bitcoin, um analista da empresa de avaliação de riscos JPMorgan acaba de comparar a criptomoeda aos esquemas de pirâmide. Consideradas uma forma de fraude e proibidas por lei, as pirâmides são investimentos nos quais o capital de entrada dos novos usuários termina servindo para dar lucro aos usuários anteriores.

Pirâmides costumam seguir sempre a mesma dinâmica, com grupos de vendedores tentando ampliar cada vez mais a base de usuários para conseguir manter a lucratividade do capital entrante. Porém, fazendo isso, o esquema não chega a produzir efetivamente valor.

A comparação do bitcoin a um esquema de pirâmide foi feita por Marko Kolanovic, analista da JPMorgan que pela influência nos círculos financeiros já foi apelidado de "Gandalf", em alusão ao mago da saga Senhor dos Anéis. Ele disse que a dinâmica do bitcoin, em que as moedas foram em boa parte geradas no início do sistema e podem ter sido monopolizadas por poucos usuários, tem paralelos com o esquema das pirâmides.

No passado, o bitcoin já foi acusado de facilitar lavagem de dinheiro. Pela ausência de uma regulamentação central, também, teme-se que a criptomoeda favoreça oscilações especulativas.

 


Tecnologia

por André Moraes
andre.moraes@gruposinos.com.br

André Moraes é editor de Tecnologia do Jornal NH. Sua experiência profissional inclui o jornalismo de divulgação científica, publicações técnicas e reportagem de tecnologia.

PUBLICIDADE

WEBTV

PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS