Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Opinião do Repórter

A horta nossa de cada dia

Leia opinião de Susi Mello

A declaração de um agricultor de São Sebastião do Caí, para uma reportagem que fiz sobre cultivo de morangos no Vale do Caí, serve de alerta. Na propriedade de seus pais, localizada na Estrada da Vigia, Júlio Rüchel, olha para a câmera de meu colega Eduardo Cruz e declara que, “se quem está na terra não continuar, o pessoal de fora provavelmente não vai vir fazer esse serviço”.

Preocupante para quem está na lavoura e convive com o vai e volta da Ceasa, parece que o posicionamento serviu de estopim para tudo o que estaria por presenciar no dia seguinte. Reunida com um grupo de mulheres da comunidade evangélica luterana da qual faço parte, o tema “frutas e verduras” apareceu novamente. Só que não estava mais no Caí, tampouco as entrevistando. Por alguns minutos, fiquei a observá-las. Todas tinham uma forma de plantar, de cuidar de sua “hortinha” em casa. Tudo aquilo poderia servir de aprendizado para quem ainda não se dá bem com as lidas da terra, como é meu caso. Até tentei, mas confesso que não é meu forte, embora saiba a importância do “plantar para colher”.

Com esses exemplos é possível perceber a importância da hortinha de casa. Há horta em garrafas PET penduradas na sacada de apartamentos e até em copinhos de iogurte. É preciso que isso se multiplique. Que as novas gerações se apaixonem por isso, para que possamos garantir o alimento dos próximos anos. E nem estou falando em plantar para comercializar, e sim, para o essencial alimento de cada dia.


PUBLICIDADE

WEBTV

PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS