Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Política

Fatima visita centro de pesquisa nos EUA e estuda possibilidades para Novo Hamburgo

Prefeita foi ao país para palestrar no Fórum de Prefeitos - Rumo a Cidades Inovadoras e Competitivas, evento promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

Prefeita entrega o livro "Novo Hamburgo: a cidade se revela", de Joel e Isa Reichert e Henrique Schneider

Considerado o maior e mais antigo centro de pesquisa dos Estados Unidos, o Brookings Institution, em Washington, foi o ponto de parada da prefeita de Novo Hamburgo, Fatima Daudt, na manhã desta sexta-feira (8). Em viagem ao país norte-americano por meio do convite para palestrar no Fórum de Prefeitos - Rumo a Cidades Inovadoras e Competitivas, evento promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em 6 e 7 de setembro, a chefe do Executivo aproveitou o momento para incluir a visita no cronograma.

No local, o interesse foi em conhecer o departamento de estratégias e gestão econômica em regiões metropolitanas. Esses estudos são liderados pelo pesquisador Joseph Parrila, que recepcionou a representante hamburguense. “Vamos levar isso para Novo Hamburgo a título de iniciarmos um debate sobre a diversificação econômica. Como sabemos, aqui há o cluster do setor calçadista, mas muitas indústrias saíram e precisamos gerar empregos. Então, é para pensarmos a cidade daqui a 50 anos e sairmos da forma econômica engessada que nos encontramos”, evidencia Fatima.

Como a atuação do instituto ocorre nos Estados Unidos e de forma global, a ideia é que a partir dessa visita seja firmada uma cooperação com a administração de Novo Hamburgo. “Eles se colocaram à disposição para virem ao nosso município e marcarmos uma reunião com associações e entidades empresariais locais. Assim, se apresentariam e mostrariam tudo o que fizeram pelas cidades que já passaram pelo que estamos passando”, acrescenta a prefeita.

Agenda

Entre os tópicos abordados no encontro, fizeram parte a discussão sobre conhecimentos práticos, ideias políticas e formação de redes para que os municípios se tornem mais conectados e competitivos globalmente. “Visualizamos vários exemplos de regiões metropolitanas com as quais eles trabalharam e processos similares de diversificação econômica com a qual contribuíram, tanto para o planejamento estratégico, como oferecendo orientações para a construção de políticas públicas nestas regiões. O nosso objetivo é iniciar uma uma parceria com centros qualificados de pesquisa e execução como esse”, descreve a secretária de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo, Paraskevi Bessa-Rodrigues, que acompanha Fatima desde o início da saída.

Com essa atividade, a agenda das hamburguenses no país foi encerrada. A programação era de que a dupla retornasse ao Brasil durante o final de semana, porém, houve uma alteração na data devido às previsões climáticas nos Estados Unidos. O embarque deve acontecer na próxima segunda-feira (11).


PUBLICIDADE

WEBTV

PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS