Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Abastecimento

Água da torneira em tom mais escuro preocupa moradores de Novo Hamburgo

Comusa diz que origem do problema é o Rio dos Sinos e que, apesar da coloração, água pode ser consumida sem prejuízos à saúde

Nagela Souza/Especial
Água da torneira em tom mais escuro preocupa moradores de Novo Hamburgo
Há pelo menos uma semana, a água que sai da torneira da casa da comerciante Nagela Souza, 25 anos, está em tom mais escuro. A situação preocupa a moradora do bairro Canudos, que já toma algumas medidas para evitar o consumo da água.

"Eu, meu marido e nosso filho estamos tendo que tomar banho na casa do meu pai e ainda preciso comprar água mineral para consumir", conta a moradora do bairro Canudos.

Segundo a Comusa, a cor escura tem origem no Rio dos Sinos, de onde a água é captada para tratamento. "Nosso manancial, o Rio dos Sinos, está em más condições. E a falta de chuva - de forma significativa - causa problemas como a cor da água", explica o diretor-técnico da autarquia, Linei de Carvalho.

Apesar de toda a cidade de Novo Hamburgo ser abastecida pelo Rio dos Sinos, apenas alguns pontos do Município recebem a água em tom escuro. Carvalho acredita que o problema com a cor se intensifica em pontos abastecidos pelo final da rede.  "Em finais da rede, a água acaba se concentrando por mais tempo, o que pode mudar a cor", explica.

O diretor-técnico ressalta que, apesar do tom mais escuro, a água fornecida pela Comusa é potável e pode ser consumida sem prejuízos à saúde.


PUBLICIDADE

WEBTV

PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS