Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Oncologia

É importante ter com quem conversar

Profissional destaca que paciente diagnosticado com câncer precisa de apoio para lidar com a doença


Gabriela da Silva/GES-Especial
Daniela Lessa, oncologista clínica
A confirmação de um diagnóstico de câncer desperta um turbilhão de emoções na vida do paciente, junto com inúmeros questionamentos sobre o futuro. É normal nesse período sentir tristeza, raiva, medo, assim como também estão presentes esperança e otimismo. Cada pessoa reage de uma forma particular ao receber a notícia de que tem a doença e, dentro deste contexto, é importante que tenha com quem falar a respeito. “Tem pessoas que não querem dividir com ninguém, por medo de que os familiares se sintam assustados ou que não consigam lidar com a situação. Então é muito frequente ainda de pessoas lidarem sozinhas com todo esse sentimento, esse momento. Não é bom, porque além de o paciente estar lidando com as questões emocionais, tem que lidar com as questões práticas, é muito envolvimento”, observa a oncologista clínica Daniela Lessa, da Oncosinos - Clínica de Tratamento Oncológico em Novo Hamburgo.

Daniela destaca que o apoio não precisa ser necessariamente de um familiar, mas de alguém em quem a pessoa confie, que pode estar na figura de um amigo, de alguém que já superou um câncer, em grupos de apoio ou em outro círculo social. “Em todas as áreas do comportamento que se estuda, se observa que sempre que uma pessoa está rodeada de uma rede social ela consegue lidar melhor com as situações. Acredito que com o câncer não deva ser diferente”, observa.


PUBLICIDADE

WEBTV

PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS