Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Amanda Frohlich

Ubuntu

Leia artigo de Amanda Frohlich
09/10/2017 06:30

Amanda FrohlichAmanda Frohlich é estudante de Jornalismo

amanda.frohlich@hotmail.com

Aos que fazem parte do mundo tecnológico, ubuntu pode ser um sistema operacional do Linux. Aos que preferem a filosofia, como eu, ubuntu é um ensinamento africano que conheci e gostaria de compartilhar.

Ubuntu, em poucas palavras, significa que “eu sou porque nós somos”. Trata-se de humanidade, de ser humano. É o saber compreender, aceitar e respeitar o próximo. Ubuntu, na verdade, é tudo aquilo de bom que oferecemos para o outro. Generosidade, solidariedade, bondade, tudo o que queremos também para nós. A história surgiu quando um antropólogo visitava uma aldeia indígena e propôs uma brincadeira às crianças. A primeira que chegasse até o cesto de doces ficaria com tudo. Ao gritar “já”, as crianças deram-se as mãos e correram juntas até o cesto. Perguntando a uma delas o porquê disso, a criança respondeu: isso é Ubuntu. Como uma de nós poderia estar feliz se as outras ficariam tristes?

Isso chamou a atenção do antropólogo e com certeza me prendeu também. É o convívio entre sociedade, entre pessoas, que forma cada um de nós. E preste bem atenção: é pelo que somos e não pelo que temos. Devemos respeitar, amar, confiar uns nos outros e estar junto. Gente precisa de gente pra ser gente. Precisamos de humanidade. Em pequenas atitudes podemos mudar o nosso dia a dia para que, aos poucos, quem sabe, possamos mudar o mundo, tão cheio de maldade, ódio e mentiras. Mas devemos sempre nos lembrar que não fazemos nada sozinhos. Tudo o que fazemos e sentimos vem também do outro. Nós somos o que somos porque convivemos com outras pessoas, porque temos outras pessoas conosco.

Ubuntu é saber conviver, trabalhar em equipe e entender que não somos nada sozinhos. Não se esqueça, leve consigo essa frase simples, mas que nos diz muito: gente precisa de gente para ser gente. Ubuntu pra você!


Jornal NH
PUBLICIDADE

WEBTV

PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS