Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Nelsoni de Almeida

Respire fundo

Leia opinião de Nelsoni de Almeida
12/10/2017 06:30

Nelsoni de AlmeidaNelsoni de Almeida é otorrinolaringologista

nelsoni.almeida@gmail.com

A mais conhecida expressão usada para inspirar tranquilidade pode parecer praticamente impossível de ser colocada em prática por quem sofre com a obstrução nasal. A respiração não funciona da mesma forma para todos, e, quando ineficiente, acaba sendo um obstáculo para a qualidade de vida de muita gente. A boa notícia é que há solução para o problema. Mas a resposta ideal exige um entendimento prévio das causas e sintomas. 

A obstrução nasal pode ser desencadeada a partir de causas alérgicas ou virais, e, eventualmente, também de distúrbios estruturais no nariz. É muito comum em uma rinite aguda infecciosa, quando você tem um vírus, ter um edema dentro do nariz, surgindo inchaço e aumento da secreção. Uma solução fácil para este tipo de problema passa por sprays nasais, descongestionantes e antialérgicos prescritos, junto à higienização do nariz com soro fisiológico.

Já nos casos em que a estrutura do nariz compromete a respiração, como o desvio de septo, por exemplo, normalmente a saída é partir para um procedimento cirúrgico. A septoplastia é a cirurgia que corrige este tipo de problema, proporcionando o fluxo normal de respiração pelo nariz. Há a opção também de procedimentos como a rinosseptoplastia, que corrige tanto a funcionalidade como o formato do nariz, trazendo ainda ganhos estéticos.

Caso você ainda se pergunte “por que tratar?”, saiba que, além da desconfortável sensação de nariz trancado, com o passar do tempo, a obstrução nasal pode acarretar problemas para o corpo. Repirar pela boca é um problema aparentemente simples, mas que causa diversas repercussões. A começar pelo cansaço excessivo, noites maldormidas, irritação e aumento da pressão arterial. Ou seja, motivos não faltam para buscar a melhor forma de sanar a obstrução nasal e garantir seu bem-estar o quanto antes.


Jornal NH
PUBLICIDADE

WEBTV

PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS