Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Jornal NH, 99 - Bairro Ideal - Novo Hamburgo/RS - CEP: 93334-350
Fones: (51) 3065.4000 (51) 3594.0444 - Fax: (51) 3594.0448

PUBLICIDADE
Tecnologia
Navegador

Novo Firefox Quantum é mais rápido que o Chrome

Atualização do browser da Fundação Mozilla alega ser mais rápida que o navegador do Google
14/11/2017 17:40 15/11/2017 19:10

Reprodução
Tela do novo Firefox Quantum no site dedicado da Fundação Mozilla
A Fundação Mozilla lançou nesta terça-feira (14) o Firefox Quantum, novo modelo de browser. O navegador, conforme o fabricante, seria até 30% mais leve que o Chrome, do Google, e capaz de carregar páginas duas vezes mais rápido que a versão anterior do Firefox.

Usuários do Firefox com atualização automática já ganharam o Quantum assim que inicializaram o navegador a partir desta tarde. Outros podem ter que acionar a atualização automaticamente, ou mesmo baixar o novo, conforme a configuração de rede e segurança. Quem já for usuário vai ter tido importados automaticamente Favoritos, Autocompletar, Senhas e Histórico.

A Fundação Mozilla diz que o Firefox Quantum, além de carregar páginas mais rápido e ocupar menos memória no computador, também tem recursos inteligentes para economizar tempo, como mecanismo mais responsivo para alternância entre abas abertas, e visual mais enxuto. Alguns recursos ficaram mais fáceis de usar, aproximando-se de serviços oferecidos pelo Chrome, como a navegação privativa (ela não deixa rastros, apagando arquivos temporários e sumindo do histórico) e a proteção contra rastreamento (útil para impedir que adwares se instalem à revelia do usuário).

Há alguns recursos novos. O Pocket permite salvar versões reduzidas de páginas, para visualização posterior em qualquer dispositivo. E as capturas de tela ou screenshots ficaram mais intuitivas e fáceis de compartilhar, já de olho na dinâmica de redes sociais. "Preparado para a próxima geração de jogos, o Firefox já tem suporte ao WASM e WebVR. Sem instalações adicionais necessárias", diz o material explicativo da Mozilla. Há também um ícone para a Biblioteca, onde estão, justamente, screenshots, versões pocket e arquivos descarregados.

Segue sendo possível personalizar o Firefox. O Quantum oferece até temas configuráveis, além da adaptabilidade da barra de ferramentas e das extensões (que, por sinal, são nativas do navegador, tendo sido posteriormente copiadas pelas versões da Microsoft e Google).

Um detalhe que sempre tornou o Firefox simpático é realçado pelo material de lançamento da Mozilla: "Mais importante do que parece. Você sabia que o Firefox é feito pela Mozilla, uma organização sem fins lucrativos? A organização mantém a Internet saudável através de programas que apoiam a educação de crianças em tecnologia, cria confianças através de fatos reais, traz civilidade às seções de comentários e muito mais."

A Mozilla foi criada depois que o Netscape Navigator, primeiro navegador de sucesso na Internet, foi escanteado pelo Internet Explorer da Microsoft, ainda nos anos 90. Inviabilizada comercialmente, a Netscape passou seus planos para código aberto, tendo sido criados os navegadores Mozilla e Firefox. O Internet Explorer (hoje Edge, no Windows 10) acabou sendo suplantado pelo próprio Firefox, que, entretanto, pouco tempo depois perdeu espaço para o Chrome, que também tem imagem de descolado e vinha associado ao Google, do qual herdou a imagem de eficiência. 

O Firefox Quantum chega para PC, Mac e Linux.


Jornal NH

Tecnologia

por André Moraes
andre.moraes@gruposinos.com.br

André Moraes é editor de Tecnologia do Jornal NH. Sua experiência profissional inclui o jornalismo de divulgação científica, publicações técnicas e reportagem de tecnologia.

PUBLICIDADE

WEBTV

PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS